O motor eletrônico proporciona um melhor gerenciamento na queima de combustível, reduzindo a emissão de poluentes na atmosfera. Esse tipo de tecnologia aumenta em 18% o preço final do veículo. Para a Rodonaves, no entanto, o investimento compensa: "O caminhão eletrônico apresenta melhor desempenho nas estradas. É o futuro do mercado de transportes, por isso estamos equipando nossa frota com ele", entusiasma-se João Naves, presidente da empresa.
De acordo com ele, a transportadora vêm experimentando caminhões eletrônicos desde 2001 e os resultados obtidos com os testes foram o principal motivador para a adoção da tecnologia eletrônica. Entre os veículos já testados pela empresa estão os modelos 1728 e 1938 da Mercedes-Benz. No início de 2004, o cavalo-mecânico 17.250 da Volkswagem também foi testado. O resultado foi um bom índice de aproveitamento nas estradas e incorporação definitiva dos veículos à sua frota.
Há 24 anos no mercado, a Rodonaves está sediada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, instalação que conta com 521 funcionários. Possui uma frota de 609 caminhões, entre próprios e tercerizados, dos quais 18 têm motor eletrônico, e atua em oito Estados brasileiro: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.