A Mercedes-Benz anunciou, neste mês de janeiro, que o caminhão extrapesado Actros 2646 6x4 já pode ser financiado com até 80% das condições do BNDES Finame.
Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, Philipp Schiemer, esta novidade é fruto do programa de nacionalização do produto, que segue acelerado e com escopo ampliado na fábrica da montadora em Juiz de Fora (MG). Ainda de acordo com o executivo, a companhia conseguiu antecipar o cronograma de nacionalização e a previsão é que, em 2015, o Actros atenda a todos os requisitos do BNDES Finame.
Ainda nessa família de extrapesados, o Actros 2546 6x2 acrescentou a parcela que faltava para atender às condições do BNDES Finame. “A nacionalização do Actros é resultado da experiência e know-how de engenheiros brasileiros, bem como dos investimentos da empresa em desenvolvimento tecnológico”, diz.
Segundo Schiemer, a Mercedes-Benz responde pelo maior plano de investimentos do setor no Brasil. “São R$ 2,5 bilhões entre 2010 e 2015, envolvendo, além da nacionalização do Actros, diversas outras iniciativas, como expansão da produção de caminhões para a unidade de Juiz de Fora, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, otimização de processos e modernização de áreas de produção, logística e serviços”, revela.
Para o executivo, o programa de nacionalização do Actros é mais uma demonstração do quanto a Mercedes-Benz acredita e investe permanentemente no Brasil. “Mais uma vez, estamos reafirmando a confiança do Grupo Daimler e o compromisso com o país. Somos otimistas e acreditamos no potencial do mercado brasileiro para continuar crescendo”, ressalta.
Nacionalização progressiva
A primeira etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, em 2013, envolveu elementos do quadro do caminhão, sistema de exaustão, rodas e pneus.
Atualmente, a segunda etapa do programa está concluída, com foco em mais economia e conforto no transporte. Agora estão sendo nacionalizados itens para componentes como a suspensão a ar, eixos Mercedes-Benz nacionais sem redução nos cubos, sistema pneumático de freio, bancos pneumáticos e sistema elétrico. Nesse contexto, devido ao alto grau de tecnologia eletrônica do veículo, a empresa implantou um novo processo de manufatura para o chicote modular que é pioneiro na produção de caminhões na Mercedes-Benz do Brasil.
A terceira e última etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, prevista para 2015, englobará a produção local do motor OM 457, do sistema de combustível e do sistema de direção hidráulica.