A Ceva Logistics anunciou, neste mês de setembro, que já iniciou as operações da Helibras, fabricante de helicópteros baseada no Brasil e subsidiária da Eurocopter, uma divisão da European Aeronautic Defense and Space Company (EADS), a fim de realizar o despacho aduaneiro, armazenagem e transporte inbound e outbond de componentes eletrônicos aplicados nos equipamentos. O contrato entre as empresas tem duração de cinco anos.
Antes disso, porém, a Ceva realizou, utilizando sua mão de obra, a transferência do centro de distribuição de Itajubá (MG), onde também está localizada a fábrica da Helibras, para Atibaia (SP), ambos de propriedade do seu cliente.
Segundo o presidente da Ceva Logistics no Brasil, Richard Vieites, a troca foi realizada, porque a cidade paulista é vista como ponto estratégico pela Helibras, em razão da proximidade com a capital. “São Paulo tem a maior frota de helicópteros do Brasil e possui pontos estratégicos que facilitam o atendimento aos clientes”, diz.
O armazém de Atibaia possui 2.500 m², enquanto o de Itajubá contava com 1.250 m². Para aperfeiçoar e modernizar os trabalhos da unidade do interior de São Paulo a operadora logística investiu na infraestrutura do CD. O trabalho consistiu em modernizar as prateleiras porta paletes e o sistema de escaneamento. De acordo com o presidente, cerca de 15 funcionários irão movimentar, por mês, 16 mil ordens de pedidos entre inbound e outbound. O valor empregado nas melhorias não foi divulgado.
A Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros, é responsável pela montagem, venda e pós-venda do Grupo Eurocopter no Brasil, que conta com 54% de participação no mercado civil, 85% no setor governamental e 66% no mercado militar.