A Iveco Latin American lança o EuroCargo 170E21, produzido para concorrer no segmento de semipesados (16 a 30 toneladas). O veículo possui motorização mecânica MWM 6.10 TCA, diesel, com injeção direta, turboalimentado e equipado com intercooler. Com seis cilindros em linha e cilindrada total de 6.450 cm3, o motor tem camisas úmidas removíveis e potência máxima de 206 cavalos a 2.600 rpm. Seu torque máximo alcança 67 mkgf a 1.600 rpm.
O novo EuroCargo 170E21 será produzido no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG). A nacionalização do veículo permitirá à empresa oferecer aos clientes possibilidades de financiamento como o Finame, por exemplo. O segmento de 16 toneladas era representando pelo EuroCargo Tector 170E22, com motorização eletrônica, que será mantido em linha. A opção pelo motor mecânico, apesar de em 2006 entrar em vigor a nova Lei de emissão de poluentes (equivalente a Euro III) que padronizará a motorização eletrônica no Brasil, de acordo com Danilo Matelli, diretor de Operações da Iveco para a América Latina, vem atender ao mercado latino-americano, não apenas o brasileiro. A montadora ainda não sabe dizer se o novo caminhão terá uma versão mecânica que obedeça às normas da nova Lei.
Para o executivo, trata-se de um lançamento estratégico. Espera-se que o produto leve a Iveco a sair de uma situação de 80/100 caminhões vendidos por ano para 500/700 veículos no mercado nacional. Segundo a direção da empresa, a projeção inicial é produzir mil unidades para os mercados da América Latina e 500 para o Brasil. O preço final do veículo ficará em torno de R$ 110 mil. Em 2005, está previsto o lançamento do novo EuroCargo 170E21 com o 3º eixo de fábrica.
Garantias e Design
O design do caminhão foi pensado para integrar-se à paisagem das cidades, com pára-brisas panorâmico, espelhos retrovisores de grandes dimensões e janelas laterais adicionais criadas para facilitar o trânsito nos grandes centros urbanos. O painel de instrumentos está posicionado para garantir segurança e possibilitar rápida e fácil visualização. O banco do motorista possui regulagem para inclinação do assento, reclinação do encosto e regulagem longitudinal, além de teto solar com abertura total para ventilação da cabina.
As soluções de pós-venda para o EuroCargo 170E21 incluem uma rede de 49 concessionários e 21 oficinas autorizadas instaladas no Brasil. Além da garantia de um ano sem limite de quilometragem, os clientes podem optar entre diferentes planos de manutenção e reparação e a garantia estendida para o segundo ano, com cobertura do trem de força ou para o veículo completo, além de assistência emergencial 24 horas.