Ibovespa
127.925,27 pts
(0,79%)
Dólar comercial
R$ 5,82
(0,07%)
Dólar turismo
R$ 6,03
(-0,14%)
Euro
R$ 6,06
(-0,57%)

TCP destaca conclusão de obras

Aporte no valor de R$ 300 milhões que aumentará o cais de atracação do terminal deve ser concluído este ano
Por Redação em 9 de abril de 2013 às 14h29 (atualizado em 11/04/2013 às 12h04)

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) divulga que deve concluir no último trimestre de 2013 as obras da extensão do cais leste de Paranaguá. A obra, para a qual estão sendo investidos R$ 300 milhões, deve transformar o TCP em um dos mais modernos e completos operadores logísticos do setor portuário.

A ampliação do cais de atracação, que contará com mais 315 metros, permitirá ao terminal receber os grandes navios porta contêineres, que operam no comércio internacional. “A cada ano os navios de transporte de contêineres se tornam maiores em comprimento e largura, o que exige uma adequação dos terminais para recebê-los”, explica o diretor Superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva.

Para o executivo, o projeto do novo cais, abrange também, a aquisição de modernos equipamentos de movimentação de contêineres, como portêineres e transtêineres, os quais permitirão a ampliação da capacidade do terminal de 1,2 milhões de TEUs para 1,5 milhões de TEUs ao ano. Para Silva, com a finalização das obras, o terminal passará a atender novas demandas do mercado, além de reduzir custos, por meio de ganhos de produtividade e escala. O executivo lembra, também, que desde janeiro de 2012, a produtividade do TCP já cresceu mais de 145%, alcançando a marca de uma média mensal de 81 movimentos por hora (mph).

A construção do novo cais de atracação do TCP faz parte de um amplo projeto de expansão e modernização do terminal, que vem sendo colocado em prática durante os últimos dois anos. Em 2011, o Terminal de Contêineres de Paranaguá possuía capacidade para movimentação de 800 mil TEUs por ano, e fez o investimento de R$ 51 milhões na aquisição de novos equipamentos que entraram em operação em março de 2012, entre eles dois portêineres Post Panamax da marca Liebherr, seis transtêineres e nove caminhões.

Além disso, o TCP anunciou, também, uma nova rota urbana de acesso ao terminal, a Linha Marrom, visando melhorar o processo de recebimento e entrega de contêineres. A rota foi concebida em parceria com o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), a Prefeitura de Paranaguá e os terminais portuários agrícolas.

Segundo o TCP, a nova rota tem como objetivo, retirar o fluxo de caminhões da cidade e organizar o fluxo de contêineres, evitando congestionamentos.  O acesso começa a partir da Rodovia BR-277 até o entroncamento com a Rua Manoel Bonifácio, de onde o fluxo segue pela Rua Barão do Rio Branco em direção ao terminal. Para saber mais sobre a nova rota, clique aqui.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar