A Transportadora Sulista anunciou uma nova unidade, que será implantada em 2013 na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). No mesmo ano a empresa comemora seus 30 anos. O local escolhido para a nova unidade é beneficiado com saídas para o contorno leste e para as estradas que ligam a capital paranaense a São Paulo e Porto Alegre. Além disso, a cidade possui a terceira maior arrecadação e a segunda colocação no ranking de exportações dentre os 399 municípios do Paraná.
A unidade, que começará a ser construída no ano que vem, situa-se em um terreno com área de 35 mil m². A área construída, que está atualmente em fase de projeto, será uma obra modular que contará inicialmente com 10 mil m², podendo crescer futuramente. A filial ofertará serviços como armazenagem, operações de valor agregado e embalagens. Além disso, a unidade contará com frota própria de 300 veículos.
Resultados 2012
A transportadora registrou em 2012 um aumento de 30% na receita em relação ao ano passado, atingindo a marca de 700 mil toneladas transportadas durante o ano. O Grupo Sulista, que possui foco nas operações dedicadas ao setor automotivo, chegou à marca de R$ 215 milhões em faturamento neste ano. Boa parte destes resultados se deve ao transporte de cargas para novos segmentos, como embalagem, agroindústria, alimentício e aeronáutico, que fazem parte da estratégia adotada pela companhia.
“Trabalhamos na análise de nossos fluxos de transporte e enxergamos possibilidades de sinergia com outros setores. A partir daí buscamos novos clientes, em novos mercados, que receberam muito bem a Sulista”, analisa a diretora executiva da Sulista, Josana Teruchkin.
Segundo Josana, a boa aceitação se deve à qualidade do atendimento reconhecida no mercado. “Nossa equipe atende ao cliente de forma diferenciada, concentrando em um único canal a solução de todas as suas demandas. Este time está apto a oferecer desde soluções logísticas mais complexas e informações sobre as cargas até assuntos rotineiros relacionados a documentação e cobrança”, conclui a executiva.
Planos futuros
A Sulista apresenta uma estratégia para 2013 de ampliar ainda mais o atendimento a outros segmentos e agregar valor aos serviços prestados. “Queremos ir além do transporte e oferecer cada vez mais opções aos clientes. Entramos com nosso know-how e uma operação logística completa e nossos clientes podem se voltar para seus negócios”, conta Josana.
Para que isso aconteça, a transportadora investiu, no mês de outubro deste ano, em um novo armazém na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 5 mil m² e área útil dedicada à armazenagem de 2400 m², com pé-direito de sete metros e três docas. Adquiriu, ainda, um sistema ERP específico para transportes para obter melhor controle logístico. Os valores dos investimentos acima não foram divulgados pela transportadora.