A LLX, braço logístico do Grupo EBX, divulgou ontem, 7 de novembro, os resultados do terceiro trimestre de 2012 sobre os investimentos aplicados no Superporto do Açu. De julho a setembro deste ano, a empresa já investiu mais de R$ 253 milhões no terminal de Açu.
Desde o início das obras do porto, em 2007, até setembro deste ano, o empreendimento recebeu R$ 3,15 bilhões em investimentos. O acumulado estimado para a finalização do porto, considerando o acordo para a instalação da Unidade de Construção Naval da OSX, totaliza R$ 4 bilhões.
Neste terceiro semestre, a LLX investiu R$ 40,4 milhões na construção do quebra-mar, incluindo aquisição, transporte, descarregamento e estocagem de pedras. Em outubro, o porto recebeu o terceiro bloco de concreto que compõe o quebra-mar. Já para a construção do canal onshore – TX2, que atualmente está com 4,9 km de extensão e 300 metros de largura, foram utilizados R$ 77,2 milhões.
No período analisado, também foram iniciados os primeiros testes dos componentes de máquinas, como motores e redutores, que estão sendo instalados no terminal de minério de ferro do Superporto do Açu. Além disso, as obras das empresas Technip e National Oilwell Varco, que irão construir fábricas para produção de tubos flexíveis o TX2, seguem em ritmo acelerado.
O maior destaque do trimestre ficou por conta do financiamento de longo prazo no valor de R$ 750 milhões em debêntures, por 15 anos, que assegurou à LLX os recursos necessários para a execução dos investimentos da primeira fase do Superporto do Açu. Em setembro foi divulgado o laudo de avaliação das ações da LLX pelo Bank of America Merrill Lynch e comunicada a decisão do acionista controlador de não prosseguir com o processo de fechamento de capital da companhia.
Para o diretor presidente e de relações com investidores da LLX, Otávio Lazcano, a empresa está voltada para atrair novos clientes e contratos, buscando destacar-se no cenário portuário brasileiro. “Com capacidade financeira para executar nosso plano de investimentos, energia assegurada e logística integrada com ferrovia, todo esforço da companhia está em atrair novos clientes e assegurar novos contratos comerciais que nos colocarão em lugar de destaque no setor de portos do Brasil”, destaca o executivo.