A UPS acaba de divulgar que adquiriu, por aproximadamente 5,16 bilhões de euros, a TNT Express. A companhia americana fez uma oferta às ações da holandesa TNT ao preço de 9,5 euros por cota, valorização de 53,7% se comparado ao valor dos títulos no último mês de fevereiro (6,18 euros). A meta da UPS com a aquisição é criar uma plataforma global de serviços logísticos. Se aprovado, o negócio faz surgir uma companhia com faturamento anual de 45 bilhões de euros.
Procuradas pela reportagem, as empresas, que mantêm operações no Brasil, ainda não se pronunciaram sobre o acordo.
A UPS estima que, devido às sinergias existentes entre as companhias, em quatro anos poderá haver uma redução anual do custo variando entre 400 e 550 milhões de euros, podendo chegar a 1 bilhão de euros após cinco anos. A expectativa é que com a transação o faturamento da UPS fora dos Estados Unidos, que hoje representa 26%, cresça cerca de dez pontos percentuais, chegando a 36%. Outra meta é reforçar a presença da UPS em regiões de crescimento acelerado, como Ásia e América Latina.
Segundo o CEO e chairman da UPS, Scott Davis, a combinação aumentará a habilidade das empresas em oferecer a seus clientes soluções complexas de logística. “As capacidades somadas e o alcance aumentado das operações vão dar suporte ao crescimento e à globalização dos negócios de nossos clientes. Ao mesmo tempo, isto nos dará perspectivas de crescimento, o que beneficiará nossos funcionários e investidores”, diz.
Já a CEO da TNT Express, Marie-Christine Lombard, diz estar convencida de que, juntas, a TNT e a UPS serão os grandes fornecedores e empregadores na indústria das entregas expressas. “Nossos clientes vão ser amplamente beneficiados com estas ofertas de serviços melhoradas e combinadas. Aos meus 77 mil colegas de TNT, digo que esta aquisição será uma oportunidade única de desenvolvimento e crescimento para todos”, afirma.