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Dell inaugura centro de consolidação de ordens

Unidade, ao lado da fábrica, irá agilizar e facilitar o recebimento de pedidos por parte dos clientes
Por Redação em 6 de março de 2012 às 16h57

A fabricante de computadores Dell inaugurou, nesta terça-feira, em Hortolândia (SP), um Centro de Consolidação de Ordens, ou Merge Center, que permitirá a consolidação de pedidos de seus clientes e a costumização dos produtos antes da entrega final, permitindo um aumento do nível de serviços prestado pela empresa ao cliente. A unidade estará em pleno funcionamento no próximo mês de maio, mas as operações de consolidação terão início ainda neste mês.

O centro irá consolidar pedidos de computadores, servidores e storages que chegam da fábrica por meio de esteiras transportadoras, adicionando itens periféricos como impressoras, monitores e outros acessórios, completando o pedido.

O CCO fica ao lado da planta industrial da empresa e tem 10 mil m2 – pouco menos que os cerca de 13 mil m2 da fábrica –, e traz como vantagens adicionais a redução do tempo de entrega dos itens fabricados no local, além da redução de emissões de CO2, por eliminar a necessidade de transporte terrestre entre a fábrica e um centro de consolidação externo. Além disso, ele está próximo do maior mercado do País, que é a região Sudeste, bem como perto do Aeroporto de Viracopos e tendo à disposição um sistema viário eficiente, permitindo agilizar e aumentar a eficiência logística das operações.

Para o diretor-geral da Dell no Brasil, Raymundo Peixoto, o CCO vai simplificar o uso da Tecnologia da Informação dentro da casa do cliente, seja ele corporativo ou pessoa física. “A TI passa por grandes transformações e tem que ser simples e escalável. O objetivo da Dell com este novo centro é reduzir o tempo e o desgaste do usuário para fazer a TI funcionar”.

O COO permitirá uma redução média do tempo de entrega de pedidos dos atuais nove dias para cinco dias, com a vantagem de que o cliente receberá o pedido completo de uma só vez. “Quando compra um computador, o cliente normalmente pede acessórios, seja uma simples mochila ou uma impressora. Antes, ocorria de ele receber cada item separadamente, e agora não. Eles serão entregues todos de uma só vez”, explicou Eduardo Scolari, diretor de Operações da Dell. “Além disso, muitos clientes necessitam de customizações, que agora passam a ser feitas aqui dentro e não depois de o produto ser entregue. Por exemplo, algumas empresas precisam aplicar etiquetas de identificação de ativo fixo nas máquinas. Isso agora pode ser feito no próprio CCO”, continua o diretor. Vários serviços de integração exigidos pelo cliente para a personalização de hardware também serão executados na unidade antes da entrega final.

O centro será operado conjuntamente por equipes da Dell, responsáveis pela gestão, e do operador logístico, a Syncreon, que ficará a cargo das operações do CCO. “Ela agregará funções que a Dell não tinha, além de trazer sistemas específicos, que conversam com os nossos sistemas”, diz Peixoto.

A Dell está presente no Brasil desde 1999 e a fábrica de Hortolândia foi inaugurada em 2007. Atualmente, além dela e do CCO, a empresa possui um escritório central e um centro de pesquisa e desenvolvimento dentro da PUC (Pontifícia Universidade Católica), ambos em Porto Alegre, além de um escritório regional na cidade de São Paulo.

De acordo com o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, a instalação da Dell serviu para alavancar a atividade industrial na região. “Antes de 2007, tínhamos pouco mais de 230 indústrias; hoje, são 440, algumas das quais de tecnologia”, destaca, ressaltando que, além de incentivos fiscais, a região é atrativa pela alta qualidade de sua mão de obra.

Para Jeff Clarke, vice-presidente do Conselho e presidente de Operações Globais de Soluções de Computação para Usuários finais da Dell, a empresa sempre se preocupa em investir no relacionamento com o consumidor e a abertura do CCO é uma decisão que, certamente, aumenta a satisfação do cliente para com os produtos e serviços da empresa.

Ele destaca que a nova unidade é representativa, também, da importância que a companhia dá ao mercado dos chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e que estes países representaram, no último ano fiscal, 15% de crescimento do faturamento da Dell no mundo.

A empresa não revela o quanto foi investido no novo CCO, nem sua capacidade de produção e expedição, além de não divulgar números absolutos de crescimento ou faturamento.

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