A Scania anunciou ontem, dia 6 de fevereiro, que pelo terceiro ano consecutivo o Brasil é seu principal mercado no mundo, à frente da Rússia e da Alemanha. O balanço da montadora mostra que o País foi responsável pela venda de 13.011 caminhões pesados, 424 semipesados, 1.652 ônibus e 2.515 motores. No segmento de caminhões, os modelos mais comercializados em 2011 foram o G420, com 5.200 unidades, e o P340, com 2.822 unidades.
Para este ano, as novidades no Brasil ficarão por conta dos motores de nove e 13 litros, da linha V8, do caminhão a etanol e das tecnologias Scania Opticruise e Scania Retarder. A empresa aposta, também, em maior participação no segmento de semipesados. Desde que entrou nesse nicho de mercado, a montadora saltou de três unidades vendidas em 2010 para 424 unidades em 2011.
Segundo o diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Leoncini, a estratégia de médio prazo é ser um forte competidor no setor de semipesados. “Em 2011, a Scania procurou entender o perfil de compra do segmento, formou equipe de vendas e analisou a melhor forma de operar. A partir de agora, a marca já tem um desenho mais claro de como atuar”, diz.
Resultados globais
O desempenho total da empresa também merece destaque. Ao todo, a montadora comercializou no ano passado 80.108 caminhões e ônibus, crescimento de 26% frente ao ano de 2010.
Apenas na América Latina, que concentra dois dos maiores mercados de caminhões da companhia no mundo e cinco do segmento de ônibus, a Scania comercializou 17.794 caminhões pesados e 3.027 ônibus, com destaque para a participação da marca na Argentina, onde a venda de ônibus foi recorde. O vice-presidente de Marketing e Vendas Scania para a América Latina, Christopher Podgorski, ressalta, ainda, que houve um forte aumento na demanda por serviços na região.