A América Latina Logística (ALL), a Triunfo Participações e Investimentos e a Vetorial Mineração anunciaram no dia 20 de dezembro a criação da Vetria Mineração. A empresa será responsável pela extração, transporte e comercialização de minério de ferro proveniente do Maciço do Urucum em Corumbá (MS), via porto de Santos (SP). A Vetria, que já possui uma mina operacional, terá capacidade logística ferroviária garantida em contrato de transporte de longo prazo, além da possibilidade de exportar o produto por meio de um terminal portuário próprio, a ser instalado em Santos.
Com capacidade para comercializar até 27,5 milhões de toneladas por ano, a Vetria contará com uma estrutura administrativa independente, que combina o know-how de acionistas na operações ferroviária, portuária e de mineração. A ALL possui 50,4% de participação na companhia, a Vetorial 33,8% e a Triunfo 15,8%.
Para integrar mina, ferrovia e porto, a Vetria estima investir aproximadamente R$ 7,6 bilhões. Parte deste montante será destinada à ampliação da capacidade da mina, já operacional, em 20 milhões de t por ano. O restante será destinado ao aumento operacional da ferrovia, com investimentos em via permanente, aquisição de material rodante e na construção do terminal portuário em Santos. A previsão é de que, em quatro anos, a empresa atinja sua capacidade plena. “A Vetria já nasce operacional, com ativos minerais de altíssima qualidade. A criação da solução integrada mina-ferrovia-porto nos permitirá alcançar uma produção em larga escala a custos competitivos”, afirma Alexandre Santoro, presidente da Vetria.
Mina, ferrovia e porto
A nova empresa realizará suas operações na mina da Vetorial Mineração na região de Corumbá. Com recursos minerais estimadas em um bilhão de t, a mina possui hoje capacidade instalada para extrair aproximadamente um milhão de t de minério por ano. “A associação possibilitará o escoamento eficiente da produção, desenvolvendo o potencial minerário do município e de todo o Estado do Mato Grosso do Sul”, diz o presidente da Vetorial, Gustavo Corrêa.
A recém-criada companhia assinará um contrato de investimentos com a ALL para a expansão da capacidade da ferrovia existente entre a cidade sul-mato-grossense e o terminal portuário paulista, assegurando o transporte de minério de ferro em larga escala. “A Vetria cria uma nova solução logística, formando um corredor ferroviário eficiente entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Isso significa um aumento na capacidade da ferrovia para o transporte de cargas de três para 35 milhões de t por ano, transformando este trecho em um dos mais modernos do Brasil”, afirma Paulo Basílio, presidente da ALL.
Com um total de 1.900 m², a área portuária da Vetria está localizada na margem esquerda do Porto de Santos. O terminal terá capacidade estática pra 1,3 milhão de t de minério de ferro. O espaço será estruturado com dois tombadores duplos, um berço de 380 metros e calado para navios de 125 mil t. O local já possui licença ambiental prévia para movimentar granéis líquidos, sólidos e contêineres. “Utilizando as técnicas mais modernas de construção e operação portuária, vamos participar ativamente do desenvolvimento social e econômico do País”, afirma Carlo Bottarelli, presidente da Triunfo.