O Banco Mercedes-Benz informa que encerrou o último mês de novembro com carteira em R$ 9,3 bilhões, alta de 37% comparada ao mesmo mês de 2010 – R$ 6,8 bilhões. Desse total, o BNDES Finame representou 69,3%, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) 12,3%, o Leasing 3,9%, o Floorplan 2,7%, a Compra de Recebíveis 11,3% e o CDC Serviços, Capital de Giro e Empréstimo Pessoal 0,5%. De janeiro a novembro de 2011 o valor em novos negócios conquistado pela instituição foi de R$ 3,66 bilhões, crescimento de 20% em relação aos mesmos meses de 2010, com R$ 3,04 bilhões. Foram 19.644 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro financiados no acumulado do ano, elevação de 15% comparada ao mesmo período do ano passado, 17.072 unidades.
De acordo com a instituição, o bom desempenho na carteira foi impulsionado pelo projeto de compra de recebíveis, desenvolvido pelo banco em parceria com a fábrica. Direcionado nessa primeira etapa para ônibus e caminhões, o objetivo do projeto é a migração das notas fiscais da rede e da fábrica para o banco. A instituição criou uma equipe especial para a ação, além de um sistema de gerenciamento que simplificou todo o processo para os concessionários e está disponível por meio da extranet do Banco.
Segundo o diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz, Angel Martínez, o crescimento da carteira teve grande participação do projeto de compra de recebíveis e o envolvimento da rede foi fundamental para o sucesso dessa ação. “Novas opções de pagamento foram oferecidas em um processo mais simplificado. Treinamos 120 concessionários de todo o Brasil, com o envolvimento das regionais do banco, para que não houvesse dificuldade com as novas ferramentas”, afirma.
A modalidade de financiamento mais procurada nos onze primeiros meses de 2011 foi o BNDES Finame com R$ 2,77 bilhões, elevação de 7% comparada a igual período do ano anterior, com R$ 2,58 bilhões liberados. Já o CDC obteve a maior alta no acumulado do ano 135%, com R$ 871,85 milhões negociados, contra R$ 371,46 milhões liberados nos mesmos meses de 2010. Do total de novos negócios realizados pelo Banco Mercedes-Benz no período, o BNDES Finame representou 76% e o CDC 24%.
De janeiro a novembro de 2011 a instituição conquistou, ainda, R$ 23,82 milhões, volume negociado para novos contratos por meio da corretora Seguros Mercedes-Benz, o que representa um crescimento de 77% em relação a idêntico período de 2010, que fechou com R$ 13,47 milhões.