A Brasil Máquinas de Construção (BMC) e a Hyundai Heavy Industries realizaram, na última sexta-feira, dia 7 de outubro, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental em Itatiaia (RJ), para celebrar o início das obras da nova fábrica de equipamentos pesados da empresa coreana, a primeira fora da Ásia. O evento contou com as presenças do governador, Sérgio Cabral, do prefeito, Luiz Carlos Ipê, além do CEO da empresa asiática, Jai-Seong Lee, e do presidente da BMC, Felipe Cavalieri.
Com investimentos previstos em US$ 150 milhões, a previsão é de que as obras sejam concluídas no final de 2012. A fábrica terá capacidade para produzir anualmente até cinco mil máquinas para movimentação de materiais no segmento da construção. A BMC será responsável pela comercialização desses equipamentos. Estima-se que 60% da produção sejam destinados ao mercado interno e os outros 40% à distribuição em toda América Latina.
Segundo Cavalieri, a empresa terá 25% de participação na fábrica. “É uma parceria na qual as competências se complementam”, diz. O projeto da fábrica tem peculiaridades, já que não se trata apenas de uma multinacional se instalando no Brasil, mas sim de uma empresa brasileira que se associa a uma marca estrangeira para a realização de um negócio.
Para suprir a nova fábrica de máquinas pesadas, a empresa asiática estuda a instalação de fornecedores sul-coreanos na região da unidade fabril, bem como o desenvolvimento de fornecedores locais, para garantir o índice mínimo de nacionalização de 60% nas máquinas produzidas – uma das condições para se ter acesso às linhas de crédito com taxas de juros mais vantajosas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sem revelar detalhes, Cavalieri anuncia que já existem vários fornecedores brasileiros qualificados.