O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou na última quarta-feira, dia 28 de setembro, um empréstimo no valor de R$ 1,7 bilhão para a implantação do sistema logístico multimodal da Lógum Logística. O sistema irá beneficiar a indústria, os distribuidores e os consumidores de etanol na principal região produtora e consumidora do país.
Os trechos que serão beneficiados na primeira etapa do projeto serão Ribeirão Preto (SP) – Paulínia(SP), Uberaba (MG) - Ribeirão Preto e Anhembi (SP) – Paulínia, bem como os terminais terrestres de Ribeirão Preto e Uberaba e hidroviários de Anhembi e Araçatuba.
O sistema que será implantado faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e quando for concluído compreenderá 1.330 km de dutos com capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de m³ de etanol por ano. Sendo assim, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
O projeto prevê ligar as principais regiões produtoras de etanol em São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro, Sul e Sudeste de Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná aos grandes centros consumidores da Grande São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, interligará as regiões aos terminais marítimos de Ilha D’água (RJ) e Caraguatatuba (SP), que realizarão a exportação e o serviço de cabotagem do etanol.