Representantes do grupo de trabalho concebido para fomentar a discussão sobre a renovação da frota de caminhões em cidades portuárias estiveram hoje, dia 29 de setembro, em Santos (SP), para a primeira rodada de reuniões e visita às instalações do terminal paulista. O grupo é composto por integrantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que coordena das atividades, da Secretaria de Portos (SEP), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista (Sindicam).
Os trabalhos de hoje consistiram na realização de encontros na Prefeitura de Santos e na Codesp, onde o grupo foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento Comercial, Carlos Kopittke. Além disso, o dia marcou a primeira reunião de avaliação e planejamento, realizada na sede do Conselho de Autoridade Portuária (Cap).
O grupo de trabalho foi instituído há 15 dias, quando o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, presidente da ABMP, acompanhado por representantes do Sindicam, foram ao MDIC para solicitar a viabilização de mecanismos objetivando a renovação da frota de caminhões, em especial nas cidades portuárias. Na ocasião, os dirigentes apresentaram o denominado Programa RenovAr, desenvolvido pela CNT e já exposto no congresso dos municípios portuários, realizado no início deste mês.