A Rumo Logística, pertencente ao grupo Cosan, maior player de logística do mundo em exportação de açúcar, iniciou no dia 2 de setembro várias ações para modernizar sua estrutura no Porto de Santos. Com investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões, as instalações da companhia passarão a contar com tecnologia e estrutura de ponta para agilizar o processo de descarregamento, armazenagem e elevação do açúcar.
Visando utilizar ao máximo a produtividade oferecida pelos terminais já existentes no local, capazes de elevar onze milhões de toneladas por ano, a Rumo irá substituir o Shiploader Norte do Terminal Sul e construir novas linhas de expedição, com tecnologias mais modernas de controle de emissão de material particulado e de derrame de açúcar.
Outra modificação será a reforma de um armazém, resultando em um aumento da capacidade de armazenagem do produto, que passará das atuais 25 mil toneladas para 80 mil t. As antigas esteiras serão vedadas e as moegas receberão uma nova técnica de desempoeiramento, com um novo sistema de sucção, para impedir o desperdício do açúcar derramado.
Os projetos estão sob análise da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) e fazem parte de um programa de investimentos de R$ 1,3 bilhão da Rumo Logística até 2015, visando o fortalecimento do modal ferroviário no transporte do açúcar proveniente da região Centro-Sul paulista.
O projeto prevê ainda a instalação de uma cobertura no berço de atracação do Terminal Sul, que permitirá o embarque do açúcar em dias de chuva, suportando inclinação a 41 graus, também revestida com uma membrana que captará águas de reuso. Já o terminal Norte contará com um inédito Ecoloading, que consiste na instalação de uma cobertura de tecido especial retrátil que será utilizada em dias de chuva. (Clique aqui para saber mais sobre as coberturas)