A Asia Shipping Transportes Internacionais, empresa de agenciamento de carga, informa que obteve, no primeiro semestre deste ano, crescimento de 65% em suas operações no modal aéreo frente ao mesmo período de 2010. Entre janeiro e junho de 2011, a companhia agenciou cerca de 1,5 milhão de kg de carga, contra 900 mil kg nos seis primeiros meses do ano passado. Em número de processos, a empresa saltou de 1.649 para 2.716.
Segundo o diretor de Desenvolvimento da Asia Shipping, Alexandre Pimenta, a empresa tem levado a experiência adquirida no agenciamento de cargas no modal marítimo para o aéreo. “Nos últimos anos nós conquistamos a primeira posição no ranking no agenciamento de importações de cargas conteinerizadas do Extremo Oriente. Em 2011, em função do aumento deste trade, também atingimos a liderança no total de importações marítimas de todos os mercados”, garante.
Há outro motivo para o aumento no desempenho. De acordo com Pimenta, a implantação de escritórios em pontos estratégicos do Brasil possibilitou um atendimento mais personalizado e o avanço neste setor.
É o caso da unidade instalada em Campinas (SP) ao final de 2010 e que, neste primeiro semestre, atingiu a marca de 400 processos e cerca de 210 mil kg de cargas operadas. “Além do aumento natural da prospecção de mercado, neste ano, em função da reforma da pista do aeroporto de Guarulhos (SP), devemos incrementar ainda mais os volumes no aeroporto de Viracopos”, diz.
O lançamento do serviço de cargas de projetos e a equipe dedicada para realizar afretamentos de aeronaves, além dos serviços de importação e exportação de cargas superdimensionadas, são outros fatores que contribuíram para o crescimento das movimentações no aeroporto do interior paulista e para deixar Pimenta ainda mais otimista.