Operadora será responsável pela armazenagem e expedição dos pedidos de e-commerce
A Keepers acaba de fechar contrato com Jorgito Donadelli, fabricante de sapatos e acessórios masculinos voltados ao segmento de luxo, que envolve o recebimento, armazenagem, separação de pedidos e expedição para todo o Brasil de todos os produtos vendidos pelo site da empresa, que foi inaugurado na primeira semana de maio.
Segundo explica o diretor de novos negócios da Keepers, Fellipi Perez, os calçados produzidos na unidade fabril da Jorgito Donadelli em Franca (SP) serão entregues no armazém da Keepers, em Santana de Parnaíba (SP), por meio de veículo providenciado pela própria empresa. Já para as entregas aos clientes, a Jorgito Donadelli contratou os Correios, que retiram a mercadoria no armazém três vezes ao dia. “Já recebemos o primeiro lote com 2.700 pares de sapatos, mas a expectativa é que esse número suba para 4.000 pares já nos primeiros meses de operação”, estima o executivo. De acordo com ele, o armazém da Keepers será abastecido semanalmente pela fabricante calçadista.
Perez conta que para atender às necessidades características do segmento calçadista a Keepers adaptou sua estrutura de armazenagem com prateleiras específicas para sapatos, reabastecimento cíclico das posições de picking e sistema de separação por RFID com possibilidade de picking aéreo. “As prateleiras adaptadas e o picking aéreo – realizado por uma empilhadeira com capacidade de alcance de até 12 metros de altura – proporcionam separação muito mais rápida e eficiente das caixas e o RFID é essencial para a identificação correta do produto”, ressalta.
De acordo com Perez também foi preciso providenciar uma linha para montagem de um kit especial que, a pedido do cliente, segue juntamente com os calçados a todos os consumidores que realizam a compra via internet. “Assim que chegam aqui, cada caixa de sapato recebe uma flanela personalizada, uma calçadeira e um cartão de apresentação e agradecimento da Donadelli, para depois ser fechada e envolvida em um plástico tipo strech que protege e ao mesmo tempo confere melhor apresentação ao produto na chegada ao consumidor”, detalha o executivo. Somente após esses procedimentos, a caixa recebe a etiqueta de RFID com todas as informações sobre o produto, como número, cor e modelo.
Ele explica que, inicialmente, a Keepers está fazendo a gestão de aproximadamente 15 SKUs, mas brevemente esse número deverá aumentar. “A empresa ainda não está oferecendo a totalidade de seus produtos no site, mas apenas alguns produtos especialmente selecionados para essa forma de comercialização. A Keepers aumentará as linhas de calçados e acessórios disponibilizadas online de forma gradual”, explica.
De acordo com Perez, cerca de cinco profissionais, entre administrativos e conferentes, estarão envolvidos nas operações da Jorgito Donadelli.
Embora ainda não seja possível precisar a quantidade de pedidos que serão atendidos diariamente devido ao pouco tempo do site no ar, a expectativa da empresa é um movimento crescente até o final de 2011, principalmente devido à aproximação do Natal, época em que tradicionalmente as compras, inclusive as realizadas via internet, aumentam. “Até o fim do ano esperamos consolidar cerca de 5.000 linhas de picking por mês e cerca de 3.000 posições-palete de armazenagem”, finaliza.
www.keeperslogistica.com.br