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Iveco apresenta protótipo de caminhão bicombustível

Por Redação em 6 de maio de 2011 às 12h10 (atualizado em 11/05/2011 às 14h34)

Testes indicam redução média de 6% no custo de combustível por quilômetro rodado em comparação com um veículo 100% diesel

A Iveco, a FPT Industrial, a Bosch e a Raízen apresentam na 18ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2011), que acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo de 2 a 6 de maio, o Iveco Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel, um protótipo dotado de uma nova tecnologia que permite a redução no consumo do óleo diesel devido à adoção do etanol. Desenvolvido por demanda da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), a nova tecnologia permite a substituição do diesel pelo etanol em taxas variáveis de acordo com a utilização do caminhão, podendo chegar a 85% em certos regimes. A taxa média de substituição do diesel no protótipo chega a 40%, garantindo uma importante contribuição ambiental e um ganho econômico médio de 6% para o operador. O etanol hidratado é injetado no ciclo de admissão e, após a compressão, é detonado com a injeção do próprio óleo diesel. O sistema não exige aditivo ou antidetonante. As quantidades de cada combustível são dosadas pela central eletrônica do motor e variam de acordo com as condições de pressão, temperatura e carga. O protótipo é um cavalo mecânico com tração 6x4 e capacidade para até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), que pode ser utilizado em diversas aplicações do setor canavieiro, como o transporte de vinhaça, por exemplo. O veículo será submetido a testes de campo, realizados em parceria com a Raízen – joint-venture entre a Shell e a Cosan –, que a partir deste mês de maio vai utilizá-lo engatado a um implemento bi-trem para o transporte de vinhaça durante a safra de 2011. O teste será realizado na Usina da Barra, localizada em Barra Bonita (SP), e contará com um time de engenharia dedicado no local, formado por profissionais da Raízen e da própria Iveco. “Ainda na fase inicial, o protótipo já trouxe excelentes resultados que, acreditamos, ainda vão melhorar com a continuidade do desenvolvimento”, comenta Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco. Segundo ele, a proporção 40%-60% etanol-diesel deve mudar, com uma maior utilização do álcool no futuro. O Iveco Trakker Bi-Fuel utiliza um motor Iveco-FPT de seis cilindros e nove litros, sistema de injeção common rail e 360cv de ciclo diesel. O modelo possui dois tanques de combustível – um para etanol e outro para diesel – que serão abastecidos durante todo o período de testes com os combustíveis V-Power Etanol e Fórmula Diesel, da Shell. Outra vantagem é que o motor pode ser 100% reversível ao diesel, o que aumenta o valor de revenda do caminhão, que pode ser utilizado para o transporte do próprio etanol da usina para outros pontos de distribuição, ou em operadores de fora do segmento sucroalcooleiro. www.iveco.com.br
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