A partir de hoje, oito de julho, a Volkswagen do Brasil passa a embarcar seus veículos desmontados (CKD) com destino à China e Irã pelo Porto do Rio de Janeiro. A carga saíra de Taubaté, interior paulista, e seguirá para o Rio de Janeiro nos vagões da MRS Logística pela Rede Ferroviária Federal. Mensalmente, serão quatro embarques para a China e quatro para o Irã. Os kits CKD serão enviados do Brasil para montagem no Irã. Richard Schües, diretor da Volkswagen Transport (empresa de logística da VW do Brasil), explica que a empresa busca alternativas para não ficar tão dependente das operações no Porto de Santos. Ele pontua que Santos precisa melhorar o acesso para os trens e caminhões e resolver o problema da falta de espaço para recebimento de contêineres nos terminais. Mesmo estando a apenas 50 quilômetros da cidade de Santos, os caminhões que deixam a fábrica de São Bernardo do Campo com destino ao porto diminuem a produtividade das transportadoras; conseguem fazer somente 18 viagens por mês. Desde abril, a Volkswagen tem buscado alternativas a Santos. Naquele mês, a montadora exportou 50% dos veículos para a Argentina pelo Porto de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Edson Marcelo de Sá, diretor do Grupo Multiterminais, acredita que o Porto do Rio de Janeiro foi escolhido devido aos investimentos realizados em infra-estrutura, tecnologia e qualificação de pessoal. Para a MRS Logística, trata-se de um incremento a mais no uso das ferrovias, que cresceu 70% em sete anos. O embarque do dia oito, o primeiro, levou 203 kits à China.