Na semana de seu 37-º aniversário, a DM Transportes e Logística Internacional lançou sua mais nova ferramenta de localização da frota em trânsito. É o Rastreamneto Online, ferramenta desenvolvida a partir da integração do Sistema de Informações da DM voltado para o gerenciamento do transporte internacional e a tecnologia de rastreamento via satélite da Autotrac. A solução está disponibilizada a cada cliente DM no site da empresa (www.dminternacional.com), através de uma interface gráfica simples e de fácil manipulação.
Com o Rastreamento Online, o cliente tem acesso a uma tela que mostra quais viagens estão em andamento e quais já foram finalizadas. Um mapa da região (Brasil e Mercosul) com zoom permite ao usuário ver a localização exata do caminhão, com informações atualizadas de hora em hora.
Fernando Alano, diretor comercial da DM, informa que através do sistema Autotrac a empresa controla a velocidade do veículo, monitora distâncias, condições do motor e se antecipa a possíveis problemas. Além disso, o sistema oferece previsão de chegada a cada hora. No item segurança, o gerenciamento de risco programa viagens de modo a evitar paradas em lugares perigosos e trava o veículo quando o roteiro não é seguido. O motorista, ao entrar no caminhão, tem de marcar o início da viagem, caso contrário, o veículo trava. "Não temos concorrência", é o que afirma Nelson Piquet, presidente da Autotrac.
Ele explica que os sistemas de rastreamento do mercado são via celular e cobrem apenas cidades. "Todo mundo fala que é via satélite, mas não é. Trabalham com GPS, a transmissão não é via satélite". No caso do Autotrac, ele informa que o sistema utiliza um satélite geoestacionário; as mensagens levam poucos segundos para chegar de um lado a outro.
A logística da DM - A linha de intercâmbio de cargas Brasil-Argentina-Brasil responde por 55% da movimentação da DM. Por conta do grande mercado que os vizinhos argentinos representam, a DM vai investir em logística para clientes brasileiros na Argentina. A empresa mudou a razão social para DM Transportes e Logística Internacional e a logomarca. Fernando Alano informa que a DM não oferecerá seus serviços de logística no Brasil.
Para atender a esse ramo no país vizinho, a empresa está montando uma estrutura para distribuição e armazenagem (em parceria com depósitos). "Trabalharemos sempre com parcerias e terceirizações", diz Alano. Ele cita o exemplo da engarrafadora Coca-cola no Sul do Brasil, a Vonpar, para quem a DM já faz transporte, armazenagem e manuseio.
Ainda em 2004, a DM Transportes e Logística Internacional espera receber o Sassmaq – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade , certificação para o transporte de produtos químicos perigosos.