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Logum Logística chega ao mercado

Por Redação em 2 de março de 2011 às 11h36 (atualizado em 11/04/2011 às 14h57)

Empresa será responsável pela movimentação de etanol por meio de um sistema multimodal

O mercado de logística conta, desde ontem, dia 1º de março, com mais um player. Trata-se da Logum Logística, empresa que será responsável pela implantação de um sistema logístico multimodal para transporte e armazenagem de etanol. A sociedade anônima fechada de capital autorizado é composta por ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal divididas da seguinte forma: Petrobras, 20%; Copersucar, 20%; Cosan Indústria e Comércio, 20%; Odebrecht Transport Participações, 20%; Camargo Correa Óleo e Gás, 10%; e Uniduto Logística, 10%. O capital social da nova companhia será, inicialmente, de R$ 100 milhões.

A Logum Logística será a responsável pela construção, desenvolvimento e operação do sistema – logística, carga, descarga, movimentação, estocagem, operação de portos e terminais aquaviários – que envolverá polidutos, hidrovias, rodovias e cabotagem.

Com investimentos de R$ 6 bilhões, o Sistema Multimodal de Logística de Etanol terá aproximadamente 1.300 km de extensão e atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso à Replan, em Paulínia (SP). Parte deste sistema integrado será composto por um duto de longa distância, entre as regiões de Jataí (GO) e Paulínia. O primeiro trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Paulínia, até então sob responsabilidade da PMCC, teve início em novembro passado com as primeiras contratações de serviços, projetos e instalações. O empreendimento será integrado ao sistema de transporte hidroviário existente na bacia Tietê-Paraná. Os comboios de transporte, compostos pelas barcaças de cargas e os barcos empurradores, serão construídos e operados pela Transpetro, que deverá, também, operar os dutos do sistema a serviço da Logum Logística. 

A combinação dos modais dutoviário e hidroviário tem como finalidade a racionalização do processo de transporte do etanol, com os menores custos. O sistema integrado se estenderá por uma malha de dutos até Barueri (SP), Guarulhos (SP) e Duque de Caxias (RJ). A partir destes terminais, o etanol será levado diretamente aos postos de combustíveis por meio de transporte rodoviário de curta distância. Para garantir que o produto chegue a outros mercados, o sistema de escoamento alcançará – por meio de cabotagem - terminais marítimos nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a maior parte do etanol é transportada até os portos de caminhões.

O projeto, quando concluído, terá uma capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. Mais de dez mil empregos diretos e indiretos serão gerados.

A maior parte do sistema será construída utilizando as áreas de passagem de dutos já existentes. A medida visa causar menor impacto às populações locais e a vegetação nativa. Além disso, o projeto tem como meta reduzir o tráfego nas grandes rodovias e nas áreas de grande circulação de veículos dos centros urbanos, gerando mais segurança, agilidade e menos emissão de poluentes.

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