Empresa criada pela ALL atuará como operadora logística de contêineres
A Standard, provedora de soluções logísticas intermodais frigorificadas, se juntou à Brado Logística, companhia criada pela América Latina Logística (ALL), para atuar como operadora na movimentação de contêineres no Brasil.
A nova companhia terá foco, gestão e administração completamente independentes da ALL. “A Brado terá uma visão de varejo, com estrutura de ativos customizada para atender às necessidades dos clientes de contêineres, principalmente os de médio e pequeno porte”, explica Paulo Basílio, diretor-presidente da ALL.
Na opinião de Basílio, a Brado Logística representa um salto em direção a um segmento pouco explorado até então. “Nossa participação no segmento de contêineres é muito baixa. Além de investimentos específicos, iremos oferecer nível e variedade de serviços inéditos no mercado brasileiro, possibilitando o acesso ao modal ferroviário para clientes que não o utilizam hoje em dia”, comenta o executivo.
Atualmente, a participação do transporte ferroviário no segmento é menor que 2%. Com a nova parceria, as companhias pretendem mudar essa situação, aproveitando a base intermodal estabelecida pela Standard. Com a competitividade do modal ferroviário, a Brado estima que poderá alcançar até 50% da movimentação de contêineres nos portos em que atua. “Estamos unindo a cultura e gestão da ALL com a experiência e o know how da Standard neste segmento da logística”, completa Basílio.
A Brado assumirá a gestão dos terminais de contêineres já existentes na malha da ALL, em Uruguaiana (RS), Porto Alegre, Araucária (PR) e Tatuí (SP), além da gestão dos contratos de transporte de contêineres já existentes.
A companhia estima investimentos de cerca de um bilhão de reais nos próximos cinco anos em vagões e locomotivas que serão alocadas às rotas de contêiner e possibilitarão trens expressos e dedicados, além de melhorias e ajustes na via permanente e na construção de terminais intermodais.