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NC2 inicia operações no Brasil

Por Redação em 20 de outubro de 2010 às 16h40 (atualizado em 12/04/2011 às 11h47)

Nova fabricante de caminhões investe US$ 200 milhões para ingressar no mercado nacional

A NC2, joint venture formada há um ano pela Caterpillar e pela Navistar, acaba de comunicar o início de suas operações de desenvolvimento, fabricação e distribuição de caminhões comerciais no Brasil neste mês de outubro. Com um investimento inicial de US$ 200 milhões, a NC2 chega ao País com o objetivo de se tornar uma das cinco maiores companhias do mercado nacional de caminhões.

Inicialmente, a NC2 produzirá seus veículos na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), investindo US$ 10 milhões na expansão da linha de montagem da unidade. Segundo Al Saltiel, presidente mundial da NC2, a companhia pretende anunciar a construção de uma fábrica própria em território nacional nos próximos seis meses.

“Estamos muito felizes com a chegada ao mercado brasileiro, que é uma das nossas prioridades na operação mundial e que funcionará como centro de distribuição no Mercosul”, disse Saltiel. Durante a cerimônia que marcou a chegada da companhia ao Brasil, realizada hoje (no dia 20 de outubro, para a revista) em São Paulo, o executivo justificou os investimentos exaltando o País como uma economia emergente, sobretudo com a superexposição proporcionada pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016. “O Brasil está se tornando um dos mercados mais atrativos para os negócios”, concluiu o presidente.

Os caminhões da NC2 a serem comercializados no Brasil carregarão as marcas International e Cat. Os primeiros veículos da companhia a serem distribuído no País serão o pesado 9800i, com previsão de lançamento para o mês de novembro, e o semipesado Durastar, previsto para o primeiro trimestre de 2011.

Em 2012, a NC2 pretende introduzir no mercado brasileiro uma nova linha de caminhões, que incluirá mais de 15 modelos, abrangendo veículos de 10 a 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), com motores variando de 180 a mais de 500 cv de potência.

A rede de revendedores da companhia já conta com cinco pontos de venda e chegará a dez até o final de 2010. Até 2015, a empresa planeja contar com mais de 60 pontos de venda em todo o país. “A longo prazo, nosso compromisso com o Brasil inclui o crescimento da produção, criação de empregos e o desenvolvimento de uma rede de parceiros que serão treinados para oferecer serviços de qualidade para nossos veículos e marcas em todo o país”, salienta Saltiel.

9800i e Durastar

Disponíveis na África do Sul, Austrália e China, países onde a NC2 já atua, os caminhões International 9800i e International Durastar chegam ao Brasil em versões desenvolvidas para atender às demandas do mercado nacional.

O cavalo mecânico 9800i traz motor eletrônico de 11 litros, com 417 cv e 2010 Nm de torque. Disponível nas opções de tração 6x2 e 6x4, com PBTC de 57 e 74 toneladas, respectivamente, o veículo é o único caminhão com duplo contra-eixo, com durabilidade de até 1,2 milhão de km, e cabine equipada com suspensão a ar como item de série.

O modelo semipesado International DuraStar, segundo veículo da NC2 a ser lançado no Brasil, é líder de vendas em sua categoria nos Estados Unidos, Canadá e México. Disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, o caminhão oferece motor eletrônico MWM International MaxxForce de 7.2 litros, com 260 cv e 900 Nm de torque.

Um dos grandes diferenciais do DuraStar, indicado principalmente para serviços de basculante, frigorífico, furgão de alumínio, carga seca e tanque, é o sistema elétrico Multiplex, que combina a distribuição da corrente elétrica com a disponibilização de informações sobre o veículo. Esta tecnologia pode ser totalmente programada para a automação de tarefas e apresenta redução de até 20% no tempo gasto no diagnóstico de problemas elétricos.

www.nc2.com

www.navistar.com

www.cat.com

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