Com o início das atividades programado para o mês de julho, esta é a quarta unidade CKD da fabricante no continente africano
A Randon Implementos fechou, em 14 de abril, contrato com a Egypt Power, empresa de repotenciamento de motores, para a montagem de produtos CKD, sigla em inglês para conjuntos completamente desmontados. A fabricante brasileira enviará ao Cairo uma equipe própria para treinamento dos colaboradores locais e apoio na montagem do primeiro lote, programado para julho próximo. Esta é a quarta unidade semelhante da companhia na África; a primeira foi inaugurada na Argélia em 2003, a segunda no Quênia em 2005, e a terceira em Marrocos, em 2006.
“A princípio serão enviados os conjuntos de peças para semirreboque tipo plataforma, para carga geral, inclusive conteneirizada. Conforme a demanda, no futuro poderemos mandar também outros modelos mais sofisticados”, explica Erino Tonon, vice-presidente de Operações da Randon. Segundo o executivo, a estimativa da empresa é exportar 500 unidades no primeiro ano de contrato e ir aumentando esse número, gradativamente, até chegar às mil unidades no quinto ano.
“Assim como ocorre com as unidades CKD inauguradas antes, o contrato inicial é de cinco anos, prorrogável por outros cinco”, informa Tonon, acrescentando que a perspectiva do negócio é boa. “A demanda e o volume de vendas têm crescido de forma consistente, mas não tanto quanto poderia. Ultimamente, estamos enfrentando concorrência de outros países, já que o aço está mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos ou na China”, justifica.