Santos Brasil estima que o terminal, incluído no serviço Caribraz da CMA CGM, tenha um aumento de 50% no volume movimentado
A Santos Brasil estreou, ontem, uma nova rota de exportação partindo do Tecon Vila do Conde (PA), incluído no serviço Caribraz, da CMA CGM, que atende Brasil, Caribe e, através de conexões, atende também aos mercados do México, dos Estados Unidos, da Ásia, da Austrália e da Nova Zelândia. Com a iniciativa, a operadora espera incrementar em 50% o volume de cargas movimentadas no terminal, que deverá saltar de 26 mil TEUs por ano para 39 mil TEUs no período.
Com frequência semanal, a rotação da armadora emprega quatro porta-contêineres para fazer escala em nove portos, em uma viagem que dura, no total, 28 dias. A parada no Tecon Vila do Conde substitui a que era feita no Porto de Belém, que continua sendo atendido pela CMA CGM em outra rota.
A aposta da Santos Brasil é explorar, principalmente, a operação de contêineres reefer nessa rota, oferecendo mais uma opção de escoar produtos fortes no estado, como carne, pescado e açaí. Essa iniciativa confirma o foco da operadora no mercado frigorífico, estratégia que teve início com a inauguração da câmara frigorificada capacitada para inspeção e vistoria de cargas, instalada em agosto de 2009. A demanda pelo serviço, único entre os portos do Pará, obrigou a operadora a triplicar o número de tomadas para contêineres refrigerados, hoje em 120 unidades.