Adquirida pela multinacional em 2009, a Expresso Araçatuba empresta a marca à TNT, assim como já havia acontecido com a Expresso Mercúrio
A TNT, que adquiriu a Expresso Araçatuba em abril de 2009, acaba de unificar sua identidade visual e lançar nova marca no Brasil: a TNT Araçatuba. A estratégia é a mesma utilizada pela companhia no caso de outra das suas marcas no país, a TNT Mercúrio, cuja criação resultou da compra da Expresso Mercúrio pela multinacional em 2007. “A consolidação da identidade do grupo, que conta ainda com a TNT, contempla a integração completa dos nossos serviços. Ou seja, na prática, significa que conectamos cinco mil municípios brasileiros à nossa malha de 200 países atendidos no mundo”, esclarece Ricardo Gelain, diretor de Políticas Comerciais e de Marketing da companhia.
“Nosso objetivo com essa unificação das marcas é que o cliente identifique a TNT como um fornecedor único de diversos serviços de transportes”, garante Roberto Rodrigues, presidente da empresa no Brasil. O executivo acrescenta, no entanto, que o país é um dos poucos em que a companhia atua nesse sistema de co-branding. Para Ricardo Gelain, esta decisão se deve à penetração da marca, que era muito maior no Sul e no Sudeste do que em outras regiões. “Desta forma pudemos agregar a força que tem o nome Araçatuba no Centro-Oeste e no Norte, como já tínhamos feito com a Mercúrio principalmente no Nordeste”, pondera o diretor de Marketing.
A face mais visível da unificação das identidades do grupo é a estampa da frota que leva, de um lado, a marca TNT Araçatuba e, de outro, TNT Mercúrio. Paralelamente, a nova marca agora receberá investimentos em tecnologia para conseguir integrá-la aos sistemas já utilizados na companhia. “Ainda estamos em processo de análise de tudo o que será preciso e o valor do aporte necessário, mas já começamos a implantar ferramentas de scanning e código de barras. A meta é termos todas as 124 filiais nacionais padronizadas até o início do ano que vem”, informa Gelain.