Montadora inicia montagem de veículos comerciais na planta de Juiz de Fora e expande a linha no ABC paulista
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou, no início do mês de março, um novo aumento de sua capacidade de produção de veículos comerciais. A estratégia consiste em começar a utilizar as instalações da planta, localizada na cidade de Juiz de Fora (MG), a partir de 2011. Neste local, hoje, é fabricado o modelo de automóvel cupê CLC.
A iniciativa se deve pelo fato de a empresa ter boas perspectivas de crescimento de vendas nos mercados Latino-americanos, especialmente no Brasil, nos próximos anos. A montadora acredita que diante de um cenário de perspectiva de expansão de seus negócios em médio e longo prazo, a demanda de vendas de seus veículos comerciais será ainda maior que sua capacidade de produção disponível na unidade São Bernardo do Campo.
Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler, a decisão de integrar Juiz de Fora ao sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz confirma a importância estratégica da unidade para os negócios da empresa. “Essa medida reafirma uma clara perspectiva de futuro aos colaboradores da planta, profissionais altamente capacitados. Essa expansão é a melhor solução para ampliar o nosso sistema de produção de veículos comerciais no Brasil”, diz.
De acordo com o executivo, com essa medida, a rede de fornecedores da região também será aumentada. “Acreditamos que a expansão de nossas operações e o impacto positivo sobre os fornecedores também contribuirão para geração de empregos e investimentos na cadeia produtiva”, acrescenta.
Produção
Além de começar a produzir veículos comerciais no Estado de Minas Gerais, outra ação adotada pela empresa a fim de suportar o aguardado crescimento é expandir a capacidade de produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para 75 mil unidades. Para isso, a companhia assinou, no último dia 05 de março, um contrato de empréstimo no valor de R$ 1,2 bilhão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na opinião do vice-presidente executivo da Divisão Caminhões Mercedes-Benz Europa e América Latina, Hubertus Troska, o Brasil é um mercado com grandes oportunidades de crescimento. “Temos o objetivo de explorar plenamente esse potencial. Nesse sentido, a expansão da nossa capacidade de produção é um passo certo e no momento correto. Estamos particularmente satisfeitos com os novos postos de trabalho que já foram criados no país”, afirma.
Para Ziegler, os recursos provenientes do BNDES reforçam ainda mais o compromisso da montadora com o crescimento econômico do País. “A aplicação dos recursos na planta de São Bernardo do Campo é ampla e não estará limitada ao aumento significativo da capacidade produtiva. Nós também investiremos em pesquisas, no desenvolvimento de tecnologias, bem como na modernização das áreas de produção, logística e de serviços”, garante.
No Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, também localizado em São Bernardo do Campo, os investimentos serão destinados ao desenvolvimento de novos componentes e tecnologias, incluindo motores a diesel apropriados para atender à nova e restrita legislação ambiental, Conama P7. Além disso, o programa de protótipo de veículos será aumentado.
Reconhecimento
A Mercedes-Benz conquistou duas premiações no levantamento "Marcas de Quem Decide", iniciativa do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, em parceria com o instituto de pesquisa QualiData. A empresa foi apontada como marca líder nas categorias montadora de caminhões e carro importado. Entre as fabricantes de caminhões, a Mercedes-Benz foi o nome mais citado em dez vezes consecutivas da pesquisa.
A diretora de Marketing e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil, Tânia Silvestri, salienta que a premiação tem um significado muito importante para a marca, porque a pesquisa é feita com base em respostas espontâneas de um grupo com mais de 300 entrevistados escolhidos por sorteio. “A Mercedes-Benz está efetivamente na lembrança e na preferência dos gaúchos quando falamos em caminhões e automóveis e isso nos orgulha bastante”, comemora.
O "Marcas de Quem Decide" é um levantamento sobre lembrança e preferência de marca realizado no Rio Grande do Sul. Foram mais de 300 participantes de cerca de 40 cidades do estado, ouvidos entre 25 de novembro de 2009 e 16 de janeiro de 2010. Realizada pela QualiData, a pesquisa inclui cerca de 100 setores da economia, abordando produtos, serviços e empresas.