Parceria deve reduzir custos logísticos da commodity em 20%
O Grupo São Martinho e a Rumo Logística, braço logístico da Cosan S.A., acabam de firmar parceria para um projeto de embarque e transporte ferroviário do açúcar produzido na Usina São Martinho, em Pradanópolis, e também em outras unidades na região de Ribeirão Preto, até o Porto de Santos. A parceria prevê redução dos custos logísticos de transporte da commodity em cerca de 20%.
A expectativa é que a Usina São Martinho preste o serviço de transbordo de carga de, no mínimo, 500 mil toneladas de açúcar de terceiros em seu terminal, enquanto a Rumo deverá transportar 300 mil toneladas de açúcar para a São Martinho, além do volume provenientes de terceiros. “Trata-se de um bom negócio para ambos os lados. A Rumo tem a garantia de que transportará um volume mínimo de carga e a Usina São Martinho tem a segurança de que todo o seu açúcar será escoado no tempo certo”, diz o presidente do Grupo São Martinho, Fábio Venturelli.
Conforme o acordo, a Rumo também concederá à São Martinho a possibilidade de contratação de capacidade estática de armazenagem nos seus terminais no Porto de Santos, em volumes e condições a serem definidas a cada ano/safra.
Helder Gosling, diretor de logística da São Martinho, explica que ao concentrar a captação de açúcar da região de Ribeirão Preto, a Rumo vai ganhar em escala ao aumentar o volume transportado. “Além disso, os ganhos logísticos vão reduzir o custo de frete do açúcar de todo o Centro-Sul”, aposta.
Já antecipando o aumento da demanda a partir de 2011, as duas empresas preveem investimentos para viabilizar o transporte de volumes adicionais. A São Martinho pretende ampliar a capacidade de seu terminal de transbordo de açúcar permitindo a segregação de produtos, recebimento, análise, armazenagem e expedição. Já a Rumo investirá na adequação e modernização dos ramais ferroviários e dos trens.
Na opinião do presidente da Rumo, Julio Fontana Neto, a parceria é resultado do interesse mútuo das empresas em desenvolver processos mais eficientes e com menor custo para a exportação de açúcar. "O terminal da São Martinho e o potencial logístico da Rumo são complementares em um projeto que trará redução de custos e também de tempo", afirma.