Agora são seis as revendas da fabricante que oferecem a opção
A Michelin inaugurou, no último dia 2, sua sexta unidade a oferecer o Refill, serviço que transforma um pneu usado em outro novo, aumentando assim sua vida útil em cerca de 40%. Localizada em Anápolis (GO), a nova planta vai atender também os munícipios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa e Luziânia e até Brasília. A região foi estrategicamente escolhida: segundo a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos, só a capital goiana concentra 3,6% da frota de veículos comerciais do país.
O Refill se caracteriza por um conjunto de ações que, desde a fabricação até a recapagem, devolve ao pneu suas condições originais. Estas ações incluem a banda de rodagem, o sistema e processo próprios de recapagem e garantia Michelin. Para estar apto a passar pelo serviço, o pneu passa por um teste através do EPD, um equipamento que identifica eletronicamente furos, microfuros e danos interiores. Já na fase da reforma, o sistema CCA (sigla em inglês para Aplicação Controlada por Computador), aplica a goma de aplicação por extrusão, o que elimina possíveis bolhas de ar.
Lançado em 2007 em apenas duas revendas, o Refill já representa aproximadamente 15% dos negócios nas cinco unidades em que já é oferecido. A expectativa para a filial recém-inaugurada segue essa mesma tendência, já que segundo levantamento feito sob encomenda da Michelin, concluiu que 80% dos pneus de carga vendidos no Brasil passam por recapagem.