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Ford apresenta Transit Chassi cabine e amplia linha de vans e furgões

Por Redação em 10 de março de 2010 às 15h18 (atualizado em 13/04/2011 às 16h25)

Proposta é oferecer mais uma opção para o transporte urbano de carga

A divisão de caminhões da Ford apresentou esse mês a Transit Chassi Cabine, ampliando a linha já formada pelos modelos furgão longo, furgão curto e van que estreou no Brasil em 2009.
 
Equipada com câmbio de seis marchas - todas sincronizadas, inclusive a ré - e motor Ford Duratorqu 2.4 com torque de 310 Nm (@ 1.750-2.000 rpm) e potência de 115 cv, a nova Transit tem possibilidade de implemento de baú de até 20,3 metros cúbicos. Nessa configuração, o implemento mede 2.260 mm de altura, 2.200 mm de largura e 4.100 mm de comprimento. O veículo apresenta um comprimento total de 6.535 mm e altura de 2.993 mm. Outra opção é o baú de 18,4 metros cúbicos, que mantém a mesma altura, mas comprimento de 3.710 mm. Nesta configuração, o veículo fica com comprimento total de 6.150mm.

Transporta uma carga útil de 1.696 kg e oferece boa capacidade volumétrica graças a características como maior distância entre-eixos (de 3.954 mm), espelhos com hastes estendidas que garantem a visibilidade mesmo com implementos mais largos, e para-choque e lanternas que comportam implementos com balanço traseiro maior.

O diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim, explicou que o peso bruto total de 3.500 kg proporciona adequação ideal para rodar nas zonas urbanas de máxima restrição à circulação de caminhões. “A Transit Chassi Cabine vem para implementar o crescente segmento de entregas urbanas, um segmento com tendências de se expandir por todo o País devido ao crescente aumento das restrições ao tráfego de caminhões nos grandes centros”, destaca.

Na opinião do executivo, além do melhor aproveitamento de espaço, que permite transportar um volume maior de carga por viagem, proporcionando mais economia em todo o ciclo de operação, também merecem destaque os equipamentos de conforto e segurança oferecidos pelo veículo. A Ford Transit traz itens de série, como air-bag para o motorista, freios a disco com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e controle eletrônico de estabilidade (ESP), que corrige eventuais deslizes do motorista, além de assistência de arrancada em rampas (HLA) – que não deixa o veículo deslizar para trás após parar numa subida – e assistência de frenagem em emergência, que aumenta a eficiência dos freios em situações críticas.  “Esse conjunto de dispositivos corrige eventual deslizes do motorista e contribui para evitar acidentes, que trazem prejuízos econômicos e operacionais para as transportadoras”, justifica Jardim.

Entre os principais itens de conforto estão travas, vidros e retrovisores elétricos – o que facilita a operação de carga e descarga - travamento automático das portas a 8 km/h, controles de som na barra de direção e banco com oito níveis de ajuste. Uma superfície para apoio de pastas e laptop no painel, suportes para copos e garrafas e diversos porta-objetos também aumentam a funcionalidade na cabine.

Dentre outras aplicações, a Transit é indicada para o transporte de alimentos, cargas refrigeradas, móveis, flores, roupas e diversos tipos de cargas volumosas com baixo peso específico.

O novo furgão começa a ser vendido no Brasil a partir de abril e as expectativas para esse primeiro ano de vendas é boa. Jardim conta que sem contar os modelos mais simples, menos equipados e com capacidade de carga inferior, que competem em uma faixa diferente de mercado, o segmento de veículos comerciais leves chassi cabine cresceu 52,5% em 2008 e 64% em 2009, quando somou 2.031 unidades. Para 2010, é esperado um avanço de quase 20%, com 2.430 unidades.  “Nosso objetivo é vender de 300 a 350 unidades e atingir 14% do segmento esse ano com a nova Transit Chassi”, destaca.

O melhor desempenho de vendas da Transit no mercado nacional ocorreu em setembro do ano passado, com 7,2% de participação em seu segmento.

www.fordcaminhoes.com.br

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