Mais compactos, modelos da Série Fortis têm capacidade para até 9 toneladas
A Hyster, marca da Nacco Materials Handling Group – NMHG Brasil – apresenta três novas empilhadeiras a combustão na série Fortis: as H170/175/190FT, são frontais (contrapeso), com capacidade de carga variável entre oito e nove toneladas e dotadas de Gerenciador do Sistema Veicular (VSM) que, além de controlar todas as funções da empilhadeira otimizando o desempenho, proporciona a customização das funções e capacidade superior de diagnóstico de falhas.
O motor Diesel Cummins turbinado com 3.3L com 110HP a 2400 RPM é Geração TIER III com baixa emissão de poluentes. Merece destaque a Transmissão Eletrônica Powershift Duramatch, com três velocidades à frente e duas velocidades de ré, além de sistema de autodesaceleração que permite melhor utilização do freio e maior conforto para o operador.
Outra característica importante desse sistema de transmissão é a possibilidade de reversão do sentido de direção somente após parada total da empilhadeira, evitando derrapagens e desgastes dos pneus e componentes.
Dentre as aplicações da nova série estão aciarias, indústria de concreto, metalúrgica pesada, usinas de açúcar, indústria petrolífera, papel e celulose e mineração.
Segundo o gerente comercial da Hyster, Jerson Lima da Silva, o principal diferencial da série Fortis está no tamanho das máquinas. “Elas são mais compactas o que possibilita melhor dirigibilidade e operação em espaços mais reduzidos, ampliando também o leque de segmentos no qual podem ser utilizadas. Além disso, oferecem melhor custo benefício para os clientes no preço final”, explica.
As expectativas de vendas para esse primeiro ano da Série Fortis são otimistas. “O mercado tem deficiência de máquinas nessa faixa de toneladas, por isso acreditamos que teremos boa penetração. Nossas estimativas indicam a comercialização de 20 unidades em 2010.”