Empreendimento de R$ 100 milhões funcionará praticamente como terminal intermodal devido à proximidade de dois portos, da rodovia e da ferrovia
O Grupo Belmok está construindo um centro logístico em Viana (ES), município na região metropolitana de Vitória onde fica a sede da empresa. “Serão sete CDs que somarão 130 mil metros quadrados de disponíveis para armazenagem em um terreno que totaliza 800 mil metros. O projeto prevê uma construção modular, com o primeiro armazém ficando pronto em outubro próximo e o fim da obra em cerca de cinco anos. O empreendimento tem seu custo orçado em R$ 100 milhões e deverá gerar 800 empregos, sendo 500 deles diretos”, contabiliza Draiton Boldrini, diretor Administrativo e Financeiro da transportadora.
Localizado a oito quilômetros do Porto de Vitória e 12 quilômetros do Porto de Capuaba, em Vila Velha, o centro logístico que a Belmok está construindo fica, ainda, às margens da rodovia BR 262 e ao lado do traçado previsto para a nova ferrovia Litorânea Sul, que deverá ligar a Grande Vitória à malha da FCA - Ferrovia Centro Atlântica. “Nossa obra está ainda em fase de terraplenagem e, quando chegar o momento oportuno, vamos negociar com a Vale, controladora da FCA e co-responsável pela construção da ferrovia, ao lado do governo estadual, a existência de um ramal da Litorânea Sul dentro da nossa planta”, informa Boldrini, sobre o projeto de funcionar como um hub.
O primeiro módulo a ficar pronto será um armazém de oito mil metros quadrados onde serão realizadas operações de cross-docking, já para atender a demanda de um importante cliente para a transportadora. “Funcionaremos em modelo misto de CD, armazenando e distribuindo as cargas dos nossos clientes, mas também alugando o espaço para terceiros”, afirma o executivo, completando que terceiros poderão optar por realizar sua própria operação ou utilizar, além do espaço, o serviço da Belmok.