O Vendas Brasil permite ao cliente embarcar produtos do Norte e Centro-Oeste diretamente para todo o país
Dando mais um passo rumo à integração total com a TNT Mercúrio, o Expresso Araçatuba está lançando o serviço Vendas Brasil, que permitirá a clientes das regiões Norte e Centro-Oeste embarcar suas cargas diretamente para mais de cinco mil municípios em todo o país. Segundo o diretor-geral do Araçatuba, Oswaldo Dias de Castro Junior, o serviço já estará disponível no próximo dia 12, para cargas embarcadas em Manaus, Belém, Araguaína e Palmas (TO), Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.
Ele explica que este serviço só seria possível se a empresa operasse com um parceiro de abrangência nacional, o que acontece com a TNT Mercúrio, grupo ao qual o Araçatuba pertence desde abril deste ano, quando foi adquirido. “Contudo, para o cliente do novo serviço, neste momento a TNT será invisível; ele terá a nós como únicos interlocutores e vai operar apenas com o Conhecimento de Transporte do Araçatuba, de porta a porta e com total rastreabilidade. Mesmo usando em parte nosso sistema de rastreamento, o Radar, e em parte o da TNT, ele visualizará as informações num único sistema. Isto é o que os clientes não tinham até hoje nestas duas regiões, pois para embarcar cargas para determinadas localidades, tinham de falar com duas empresas, no mínimo”, explica Castro Jr.
Ele afirma que esta operação é um primeiro passo para uma integração maior entre as duas empresas, e que decidiram começar pelo lado do Araçatuba por ser a menor delas o que simplifica o processo. “A integração entre os dois grupos é complexa e o modelo envolve desde a tecnologia até o ajuste de processos operacionais, que são diferentes. É um trabalho mais longo, e no momento cada empresa está fazendo sua parte separadamente”, coloca o diretor-geral.
Segundo ele, o Vendas Brasil vale apenas para localidades em que não haja sobreposição das estruturas comerciais das duas empresas, o que é muito interessante para o cliente. “Imagine você poder embarcar uma carga de Campo Grande para o Sul da Bahia, por exemplo, sem ter de transbordar, sem passar por nenhum hub ou por um grande centro, e com a possibilidade de fazer isto com cargas fracionadas, o que antes era impossível”.
Benefícios
Para o diretor, no momento é impossível precisar os volumes que este novo serviço terá. “Neste primeiro momento, estamos priorizando o funcionamento do Vendas Brasil e sua estabilização. No início de 2010, vamos pensar em deslanchar em termos de volumes”.
Tanto é assim que, no início, a empresa está direcionando o serviço para embarcadores estratégicos, com grandes volumes, o que facilita o gerenciamento da operação. “Mas isto não quer dizer que, se um médio ou pequeno embarcador nos procurar, não será atendido. É apenas uma questão de priorização, pois é mais fácil gerenciar poucos clientes do que uma carteira pulverizada. Por isso, no início seremos um pouco reativos, mas ninguém deixará de ser atendido”, frisa Castro Jr.
Ele também evitou especificar os ganhos financeiros que o cliente terá com este serviço, pois isto irá depender de origens/destinos, volumes e tipo de produto, entre outras variáveis. “Mas podemos afirmar que será um serviço de maior qualidade a um custo inferior, já que haverá maior agilidade operacional e a eliminação de etapas. Além disso, haverá a rastreabilidade total ao longo do percurso, a condição de falar com apenas um interlocutor e o fato de fugir dos grandes centros”, enumera. “Só traremos a carga para São Paulo, por exemplo, quando fizer sentido ou quando seu destino for a capital paulista”, complementa.
As indústrias-alvo do serviço são aquelas com predominância nestas duas regiões ou que possam aproveitar o fluxo de retorno, como a farmacêutica, de informática, autopeças, têxtil, telecomunicações, cosmética, calçadista e eletroeletrônica.
Redução em 2009
Embora não forneça números, Castro Jr. afirma que a empresa espera uma redução no faturamento e movimentação em 2009, reflexo direto da crise econômica, que atingiu mais fortemente o segmento em que a empresa opera, de cargas industrializadas e fracionadas. “Não ampliamos nossa base em 2009 e dependemos do crescimento vegetativo, que foi zero ou até mesmo negativo. Mas temos excelentes perspectivas para 2010”, comenta. Ele explica que as commodities, algumas das quais tiveram crescimento expressivo durante o ano, estão fora do core-business da empresa.
A integração da TNT Mercúrio com o Expresso Araçatuba oferece ao mercado uma infraestrutura própria composta por 131 unidades distribuídas nacionalmente, uma frota de 2.500 veículos e 8.500 colaboradores.