Passo mais recente foi o setor de estoque e expedição da planta de cutelaria, em obra que contou com fornecimento da Bertolini e da Cassioli
Há tempos a Tramontina vem modernizando seus processos produtivos e automatizando os setores de estoque e expedição de suas plantas. O mais recente passo nesse sentido contempla uma área de 10.300 metros quadrados, anexa à linha de produção de panelas, destinada a armazenar os produtos acabados em 17.792 posições-palete e com capacidade de movimentação de 250 paletes por hora de forma completamente automática, ou seja, livre de operação humana.
“Hoje nós ainda estamos operando com aproximadamente 70% de nossa capacidade neste armazém, mas já estamos bastante satisfeitos com a execução do projeto”, comemora Sérgio Farjat, engenheiro responsável pela logística da unidade de Cutelaria da fabricante.
O projeto a que o executivo se refere, resulta do trabalho integrado entre a Bertolini, que forneceu as estanterias, e a Cassioli, responsável pelo sistema automático de movimentação. Ambas desenvolveram e instalaram seus equipamentos de forma a garantir a perfeita sintonia entre os sistemas, tudo isso em pouco mais de um ano entre a aprovação do layout e o início da operação em si.
Entre as vantagens dos novos equipamentos, o engenheiro da Tramontina cita a organização, a flexibilidade e a redução tanto de erros quanto de custos logísticos proporcionadas. “Além disso, temos controle total do estoque e muito mais rapidez para atender aos clientes”, completa.
Sistema
O sistema de movimentação consiste em um conjunto de estantes com mais de duas mil colunas de cerca de dezoito metros de altura pelos quais transitam quatro transelevadores que abastecem e retiram produtos dos paletes correspondentes. Cassioli e Bertolini trabalharam em conjunto para que seus equipamentos pudessem interagir perfeitamente, sem interferência humana, e com precisão, eficiência e agilidade.
Leia a íntegra desta matéria na edição nº 164 da Revista Tecnologística