Decisão reflete a estratégia da transportadora aérea de ampliar o leque de serviços oferecidos aos clientes
A Platinum Cargas Aéreas concluiu, em abril último, a mudança física de sua sede, que ficava dentro de um condomínio empresarial em Guarulhos (SP), para um local próprio, a cinco minutos de distância do Aeroporto de Cumbica. A empresa trocou um galpão de 500 metros quadrados por outro de cinco mil metros quadrados de extensão total, dos quais mil metros quadrados correspondem à área dos escritórios e do armazém e o restante serve como pátio de manobra e espaço para cross-docking.
Decidida em novembro de 2008, a mudança reflete a estratégia da empresa de ampliar a gama de serviços oferecidos para conquistar mais mercado. “O comando da empresa tomou essa medida depois de um longo período de administração austera, necessária para equilibrar o fluxo de caixa, abalado por inadimplência”, explica Iltenir Jr., gerente Comercial da Platinum, acrescentando que, apesar de não poder informar valores, a meta da companhia agora é crescer.
“Nós incrementamos a rota rodoviária, renovando a frota tanto de caminhões toco quanto de VUCs, e fortalecemos a linha São Paulo – Curitiba – São Paulo, que faz transferências diárias e consecutivas de carga fracionada entre nossas filiais em ambas as capitais. Além disso, investimos no corredor Manaus – São Paulo, onde conseguimos embarcar mercadorias já paletizadas, economizando o tempo do cliente”, detalha o executivo, completando que a empresa não descuida de licenças e certificações.
“Acabamos de ser re-certificados com o selo ISO 9001-2000, que é ainda a principal certificação da entidade para prestação de serviços, mas já estamos trabalhando para obter a variante atualizada de 2008”, esclarece Jr. A Platinum está, ainda, em processo de aquisição da licença da Anvisa para medicamentos, cosméticos e correlatos. “Na filial de Curitiba o processo está mais adiantado, aguardando apenas a publicação no Diário Oficial. Mas em São Paulo também a papelada já está em andamento”, diz.
“A licença da Anvisa se faz ainda mais fundamental em tempos de crise, já que não importa como esteja a economia, as pessoas não podem prescindir de remédios”, aposta o executivo. Por isso o volume de negócios nesse segmento deve avançar na carteira de clientes da Platinum, que, segundo ele estima, “tenha hoje 40% de clientes na área de telecomunicações, seja telefonia móvel ou infraestrutura, como TIM Celular, Nokia Siemens Networks e Ericsson Telecomunicações”.
Outra aposta da transportadora aérea para não só sobreviver à crise, como crescer em meio à turbulência, é o filão de produtos de alto valor agregado. “Segurança é um dos nossos negócios mais importantes. O gerenciamento de riscos que fazemos é tão acurado que nunca tivemos nenhum sinistro registrado em toda a história da Platinum. Isso é fundamental para clientes como a Syngenta, por exemplo, cuja caixa de 20 quilos de sementes pode chegar a custar R$ 200 mil”, exemplifica.