A logística da recém-inaugurada loja em Porto Alegre envolve a coleta dos produtos em São Paulo, a armazenagem e a entrega ao consumidor final
A AGR-Rodasul fechou contrato com a Leroy Merlin para cuidar de toda a logística da nova filial da marca em Porto Alegre. Mas o serviço prestado tem início antes, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, com a retirada de produtos no CD da rede. Iniciada em fevereiro último, a operação envolve a transferência interestadual dos produtos, sua armazenagem e a entrega ao consumidor final. “Ainda não temos uma média de entregas consolidada, porque a loja acabou de ser inaugurada, no dia 22 de abril, mas nossa expectativa é a melhor possível”, comemora João Henrique Facchini, diretor de Planejamento da operadora.
Depois de retirada pela AGR no CD paulista da multinacional, a carga segue para o armazém da operadora em Cachoeirinha, município da Grande Porto Alegre. Dos 34 mil metros quadrados totais do espaço, a operação da Leroy Merlin ocupa uma área de quatro mil metros quadrados e cerca de 2.600 posições-palete. Os produtos que chegam são conferidos, classificados e organizados por uma equipe de 28 funcionários dedicados. “Atualmente, nosso galpão tem cerca de 2.000 toneladas de artigos para construção. A transferência São Paulo até o Rio Grande do Sul tem cumprido uma média de 40 caminhões, ou mil toneladas, por mês, mas a tendência é dobrar essa movimentação” aposta Facchini.
A última fase da operação diz respeito à entrega ao consumidor final e cobre todo o estado gaúcho. “Quando o cliente fecha uma compra na loja de Porto Alegre, uma cópia do pedido dele é automaticamente emitida no nosso CD, e a equipe já separa os produtos correspondentes e, daí, eles partem a expedição”, detalha o executivo, acrescentando que o quadro de funcionários responsávelpor esta etapa do processo inclui sete motoristas e sete ajudantes. “Esse número ainda é diminuto, mas porque acabamos de começar. A previsão é de que a demanda aumente e gere aumento também na frota dedicada à operação”, informa.