Companhias começam a aplicar parte da verba de R$ 150 milhões prevista para os próximos dois anos
Pouco mais de um mês após firmarem parceria e formarem uma joint-venture, a LSI Logística e o Expresso Mirassol divulgam planos de investimento na ordem de R$ 150 milhões para os próximos dois anos. Vale lembrar que cada empresa será responsável por captar e aplicar as verbas.
As iniciativas para este ano já estão definidas. O diretor Comercial da LSI Logística, Adolfo Pimentel, anuncia que a empresa investirá R$ 40 milhões na construção de seu primeiro centro de distribuição. Hoje, informa, todas as operações sob competência da LSI são realizadas in-house. O empreendimento estará localizado próximo ao Rodoanel, na região da Grande São Paulo, e a ideia é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre. Ainda não foi definido se o montante será aplicado com recursos próprios ou utilizando linhas de financiamento.
O local contará com uma área total de 50 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados destinados ao CD. Serão 30 mil posições-palele destinadas à estocagem de alimentos, bebidas, eletroeletrônicos e autopeças. “Teremos um CD multiclientes e não vamos fechá-lo a segmentos específicos de produtos”, afirma o diretor. Os serviços oferecidos serão de armazenagem, consolidação de cargas e cross-docking. Segundo Pimentel, o Expresso Mirassol completará a operação realizando entregas urbanas na Região Metropolitana de São Paulo. O executivo diz que ainda não há como mensurar o movimento previsto, a capacidade ocupada e o número de clientes que utilizarão o CD.
Transportadora
Já o Expresso Mirassol, investirá entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões – recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – para a ampliação de seu armazém instalado em Guarulhos (SP). Hoje, o local conta com quatro mil metros quadrados de área de estocagem, 1.200 posições-palete e movimenta, por mês, mil metros cúbicos de produtos – autopeças e máquinas industriais.
De acordo com o gestor Comercial Corporativo do Expresso Mirassol, Luiz Calos de Faria Júnior, a intenção é expandi-lo em mais dez mil metros quadrados, com início das obras previsto para o final do primeiro semestre. A capacidade de estocagem não pode ser medida, já que o modelo operacional será diferenciado. “Não queremos apenas oferecer armazenagem. Vamos conceber um centro logístico de excelência a fim de agregar valor à operação”, ressalta. Entre os serviços disponibilizados estarão o manuseio, sequenciamento de linha para atender às montadoras, além de ova e desova de contêineres. Haverá um local, ainda, para consolidação das cargas e cross-docking. A manipulação interna ficará sob a responsabilidade da LSI, garante o gestor.
Há outros investimentos previstos para este ano. “Aplicaremos R$ 20 milhões na aquisição de 60 veículos, com a finalidade de renovar 25% da frota, e R$ 4 milhões na compra de 40 implementos”, adianta. Vale lembrar que, no início do ano, a companhia já destinou R$ 1 milhão para a compra de softwares de roteirização e composição de carga.
Quanto à estratégia para este ano, Faria diz que o objetivo é investir em novos negócios, uma vez que, devido ao cenário econômico incerto, não se espera um crescimento orgânico dos atuais clientes. Para isso, ele divulga que a empresa, junto com a LSI, já prospecta parceiros para o desenvolvimento de projetos dedicados. Sem divulgar números, o executivo afirma que para estas ações serão realizados investimentos específicos.
Parceria
Formada no final de fevereiro de 2009, a joint-venture entre a LSI Logística e o Expresso Mirassol surgiu para oferecer ao mercado soluções integradas de logística. A meta é fechar este ano com faturamento conjunto de R$ 250 milhões, com cada empresa respondendo por 50% do valor.
Vale lembra que, neste primeiro momento, os números não serão consolidados. Em 2008, tanto a LSI quanto o Expresso Mirassol faturaram R$ 100 milhões cada. Juntas, as empresas contam com uma base de 60 clientes e cerca de cem operações. Para o final de 2012, a expectativa é alcançar R$ 500 milhões de faturamento.