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Scania lança cartão de crédito em parceria com o BNDES

Por Redação em 6 de fevereiro de 2009 às 15h44 (atualizado em 15/04/2011 às 17h36)

A ferramenta possibilita comprar peças com prazos de parcelamento de até 36 meses e baixas taxas. As vendas de caminhões seguem batendo recordes no Brasil

A Scania lança no mercado uma opção para pequenas e médias empresas adquirirem, com mais facilidade e vantagens, peças originais da marca, através de um cartão de crédito especial do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em toda a rede de concessionárias do país.

A parceria entre a fabricante de veículos comerciais e o BNDES começou, em setembro passado, quando o órgão do governo procurou a montadora para oferecer o serviço, pelo fato de 70% das vendas da Scania serem realizadas através do Finame – ferramenta de financiamento, com taxas mais baratas, amplamente utilizada por transportadoras e operadores –, ficando o restante da comercialização dividida em 15% para o consórcio, 10% para o CDC e Leasing e o restante à vista. “Tivemos que desenvolver um projeto específico de modo a contemplar as exigências do órgão – 60% das peças devem ser nacionalizadas, no caso da Scania esse índice chega a 80% – e ao mesmo tempo facilitar a utilização do benefício para nosso cliente”, comenta Roberto Martins, gerente de Financiamento ao Mercado Interno da Scania.

O cartão de crédito em si, não tem nenhum segredo. Ele leva a bandeira da operadora Visa ou Mastercard e pode ser emitido nas agências do Bradesco, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e têm um limite de crédito de R$ 250 mil – esse valor pode ser utilizado inclusive para o financiamento de veículos. Contudo, para usufruir o benefício a empresa interessada – micro, pequena ou média – deve ter um faturamento anual bruto de R$ 60 milhões (somando várias unidades de negócios).

“Como a Scania já mantém parceria com o Bradesco, é possível que 90% da movimentação seja realizada por esta instituição, até porque o acordo contempla o envio de material informativo para o mailing list do banco”, comenta o especialista. 

Martins afirma que “com o cartão, o cliente passa a ter a facilidade de comprar qualquer peça Scania com prazo de parcelamento de três a 36 meses, com taxa de juros pré-fixada, abaixo do valor praticado no mercado financeiro – hoje, de 1,13%”. Porém a compra deve ser realizada sempre em um ponto de venda montadora – a novidade não será comercializada via portal ou telefone de atendimento a clientes. “A questão é que, para obter o cartão, o frotista deve se sujeitar às mesmas exigências do Finame”, comenta. Ou seja, deve estar com toda a parte tributária em ordem. Além de ter as vendas garantidas para clientes seletos, o risco é do banco, portanto caberá à instituição financeira fazer o crivo.

De acordo com Martins, antes o frotista que consumia peças originais, o fazia através das concessionárias, com parcelamentos de curto prazo o que muitas vezes pesava nas finanças. “Agora com o prazo alongado e taxas melhores é possível programar compras de kits de sistemas automotivos completos e manter a frota sempre em ordem e produtiva”. Sem contar, o fato de que esta é mais uma forma de manter o cliente cativo e evitar que recorra ao mercado paralelo. A idéia é de que as vendas ocorram por famílias de peças – para se ter uma idéia, cada motor semicompleto custa em torno de R$ 40 mil. A expectativa da Scania é de que de 20% a 30% das vendas destes itens sejam feitas através deste cartão de crédito. Para maiores informações os interessados podem acessar o site www.cartaobndes.com.br .

Vendas

O Brasil continua sendo o principal mercado mundial para a Scania, em vendas de caminhões. De acordo com os resultados divulgados pela empresa, as vendas de caminhões do ano passado somaram 8.008 unidades, 23% a mais que em 2007. Esse é o recorde da montadora em seus 51 anos de atuação no país.

Os resultados, segundo Christopher Podgorski, diretor geral da Scania no Brasil, “os resultados de 2008 atestam o excelente momento vivido pela Scania e sua rede de concessionárias no mercado brasileiro. Comprova também a tendência por parte de nossos clientes em buscar as soluções integradas de transporte disponíveis nas Casas Scania, que possuem amplo portfólio de serviços, contemplando custos competitivos e o conceito de Solução em uma Única Parada, que inclui a manutenção completa do veículo, inclusive do implemento”, explica.

No balanço global de vendas da marca foram comercializados 66.516 caminhões, sendo que a América Latina foi responsável por um crescimento de 10% na venda de caminhões.

www.scania.com.br

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