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Porto Novo do Rio Grande recebe verba do PAC

Por Redação em 27 de janeiro de 2009 às 16h17 (atualizado em 05/05/2011 às 11h42)

O projeto de modernização já está pronto e orçado em R$ 84 milhões. A previsão é que as obras iniciem em junho próximo

Em reunião realizada no início deste mês, na Secretaria Especial dos Portos (SEP), em Brasília, o atual superintendente do Porto Novo do Rio Grande (RS), Daniel Silveira, recebeu, do próprio ministro-chefe Pedro Brito, a confirmação da intenção de inclusão do projeto de modernização do cais no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Segundo Silveira, essa possibilidade foi reforçada pelo fato de o projeto, contratado pela Superintendência do Porto do Rio Grande ao consórcio JD & EVB (JD Engenharia e Arquitetura e EVB Projetos Estruturais), estar pronto e bem fundamentado, inclusive no plano do impacto ambiental. “O orçamento previsto para as obras é de R$ 84 milhões, investimentos que permitirão aprofundar o calado e melhorar a infraestrutura para a atracação de navios maiores, com capacidades para 7 mil a 10 mil contêineres”, comenta o executivo – que acumula o cargo transitório de superintendente e de diretor administrativo-financeiro do porto.

O projeto de modernização portuária prevê obras de dragagem para o aprofundamento do calado de 31 pés para 40 pés (de 10,2 metros para 13,2 m), reconstrução do atual cais de 1.125 metros de extensão, dos quais 450 metros já estão revitalizados e abrigam dois berços de atracação, além da construção de uma superestrutura que avança 11,6 metros para dentro do canal – o que permitirá a utilização de equipamentos de movimentação de maior porte.

A intenção é que o cais contínuo permita a atracação de sete navios simultaneamente – obviamente, dependendo das dimensões. Além disso, com mais espaço de retroárea, guindastes maiores poderão dar suporte às operações, tornando o embarque e desembarque mais rápidos e produtivos. Para se ter uma ideia, segundo Silveira, o atual parque de equipamentos do porto conta com seis exemplares diversos, dos anos 40, que já estão improdutivos. “A intenção é terceirizar unidades mais modernas, que possivelmente permitirão eliminar algumas máquinas da operação”, pondera.

A estrutura portuária, segundo Silveira, ainda mantém as características do projeto original, idealizado por franceses em 1915. “Para a época, o porto contava com uma estrutura ultramoderna que atendia o perfil das embarcações e das demandas de cargas. Nossas necessidades, hoje, são outras. Não podemos expandir as atividades do porto com suporte precário”, exemplifica.

O executivo diz que as obras serão realizadas por módulos, para que não sejam interrompidas as atividades do porto, e a expectativa é de que sejam finalizadas em três anos. Após a licitação que definirá a empresa que executará o projeto, a estimativa é de que as obras iniciem ainda em junho deste ano.

Atualmente, o Porto Novo do Rio Grande tem intensa movimentação de  veículos – importação e exportação –,  fertilizantes, celulose, madeira, insumos e outros. “Com a modernização poderemos oferecer às empresas melhor infraestrutura, e operar, não só carga geral, mas atender outros nichos de mercado”, comenta Silveira. Com a instalação do terminal de gás, anunciado nesta semana, o executivo acredita que empresas do polo cerâmico do Estado poderão utilizar os serviços do porto. Os números de 2008 do complexo, ainda não foram consolidados, mas são superavitários e próximos de      R$ 70 milhões, de acordo com Silveira.

www.portoriogrande.com.br

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