Iniciada em 2006, a reforma recuperou trecho da ferrovia que estava interditado há quase dez anos
A América Latina Logística (ALL) acaba de concluir as obras de recuperação do trânsito ferroviário sobre a lagoa Picasa, que fica entre as províncias de Buenos Aires e Santa fé, na Argentina. Este trecho da ferrovia estava interrompido desde 1999, quando o alto nível pluviométrico detectado por dois anos seguidos resultou em 2.000 milímetros de chuva acumulada e danos estruturais em seus 17 quilômetros de extensão. “Graças às melhorias feitas, reduzimos custos e agilizamos toda a operação, ganhando 42 horas no giro das composições que cobrem a região”, comemora Marcelo Tappis, superintendente de Operações da ALL Argentina.
Iniciada em 2006, a reforma foi uma iniciativa conjunta da ALL e do governo argentino, e utilizou 24 mil dormentes de concreto e mais de 750 mil toneladas de pedra, além de cercas para proteger a construção do efeito corrosivo das águas. Durante os dez anos em que a ferrovia ficou interrompida, os trens da operadora que cumprem o circuito Mendoza – Buenos Aires – Mendoza tiveram de desviar o caminho, aumentando o percurso em 200 quilômetros e o transit time em um dia.