Transportadora aplica R$ 11,8 milhões em melhorias operacionais durante o ano
A Rápido 900 anuncia que concluiu seu plano de investimentos orçado em R$ 11,8 milhões para a ampliação da frota e aquisição de sistemas de rastreamento. Ao longo do ano, 78 equipamentos – entre cavalos-mecânicos, carretas, truques e Veículos Urbanos de Carga (Vucs) foram agregados à frota, que agora soma 517 equipamentos próprios, absorvendo recursos de R$ 10,8 milhões – o restante foi aplicado em tecnologia.
Os implementos são os diferenciais do repertório de ações para elevar a capacidade de movimentação de cargas da empresa. Ao todo foram incorporadas 30 carretas sider, com três eixos espaçados (vanderleias). Segundo o diretor da Rápido 900, André Ferreira, os equipamentos chegam para atender à crescente demanda por serviços, calculada pelo executivo em 8% nos seis primeiros meses de 2008, frente ao mesmo período do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano a empresa manipulou 448 mil toneladas, contra 414 mil t. de igual período do ano anterior. O executivo revela que os siders serão responsáveis pelo transporte de produtos dos setores químicos embalados, higiene e limpeza e alimentício.
Apesar de ainda não ter os números consolidados, o diretor espera um aumento na demanda no segundo semestre em torno de 18% se comparado ao segundo semestre do ano anterior. A expectativa para o final de 2008 também é otimista graças à aquisição dos ativos. “Esperamos crescer 14% , fechando o ano com 1,4 milhão de produtos transportados”, afirma. Para 2009, o executivo não arrisca fazer projeções.
Sistemas
Na área de tecnologia, o sistema de rastreamento e monitoramento implantado foi o RI 4484 da Omnilink, que consumiu R$ 1,8 milhão, e será integrado na frota própria de 517 veículos e também nos 450 agregados da companhia. Segundo Ferreira, a ferramenta possibilita a tripla comunicação – por meio de dupla rede de celular e via satélite Iridium. O executivo explica ainda que, ao utilizar estes equipamentos, sempre que o veículo estiver em uma área coberta pela rede GSM/GPRS, esse será o meio utilizado na transmissão de dados da operação. Porém, quando o caminhão sair da área de cobertura da rede móvel, o sistema Controle de Localização Inteligente de Cobertura (CLIC) enviará as informações automaticamente para o satélite Iridium, sem a necessidade de intervenção do motorista e do operador da central de monitoramento. “Teremos maior volume de dados trafegados e tempo de resposta mais rápido, principalmente, nas áreas de segurança e logística”, resume.