A armadora aposta no alto valor agregado deste tipo de transporte e já contabiliza uma participação de 11,8% no market share
A conquista de novos contratos com indústrias frigoríficas do Centro-Sul do país e com empresas exportadoras de frutas, em especial do Nordeste, tem levado a armadora CMA CGM a consolidar um aumento expressivo no volume de embarques de contêineres refrigerados (reefers).
Segundo a empresa, o interesse por este segmento de cargas justifica-se no crescimento da demanda e em função do alto valor agregado dos produtos. Para se ter uma idéia, até três anos atrás a movimentação de contêineres refrigerados era inexpressiva. Hoje, a participação da empresa neste segmento de mercado ocupa um percentual de 11,8% – a quinta posição no ranking, segundo informações da empresa.
Uma das principais razões deste crescimento está relacionada com a estratégia da empresa de aumentar a capilaridade no mercado, através de sua estrutura de escritórios regionais no país – somando 23 no total, de Manaus a Rio Grande (RS).
De janeiro a junho deste ano a armadora acumula o embarque de 29.247 TEUs de carga refrigerada, um crescimento de 1,6% em relação ao primeiro semestre de 2007. No segundo semestre, em curso, está previsto um acréscimo significativo neste movimento por conta dos produtos sazonais. O número total de contêineres frigoríficos embarcados neste ano no país já soma 247.454 TEUs.
A empresa aposta numa demanda crescente por cargas reefers e, para aproveitar a oportunidade, passou a estocar contêineres frigoríficos em Natal à espera da nova safra de frutas – já às vésperas da colheita – no Rio Grande Norte, Paraíba e Ceará. O número de contêineres estocados nos locais é dado sigiloso para a empresa.
Os embarques frigoríficos no Nordeste, feitos em Natal, Salvador e Fortaleza, são especialmente de frutas, como manga, melão, melancia e uva do Vale do São Francisco, que tem como destino a Europa, em especial Espanha e França
No Centro-Sul as principais mercadorias exportadas são o frango e a carne bovina, embarcados pelos portos de Santos (SP), Itajaí (SC) e Rio Grande (RS). Já no mercado de carne, o principal cliente da CMA CGM é a Frangosul, do Rio Grande do Sul, sendo os maiores mercados importadores países do Oriente Médio, Ásia e Norte da Europa.
Segundo Nelson Carlini, diretor-geral da CMA CGM do Brasil, um dos diferenciais da empresa é a qualidade da frota. “Nossos contêineres têm em média quatro anos, enquanto é comum ver no mercado unidades de até 10 anos. Os contêineres mais novos são a certeza de um acondicionamento adequado para um tipo de carga bastante sensível ao transporte”, afirma. Um outro destaque da empresa é a oferta permanente de reefers prontos para embarque, bem como o elevado grau de modernização desses equipamentos, o que garante qualidade aos produtos na ponta final. Atualmente, a armadora conta com um total de 1.540 contêineres de todos os tipos.
Perfil
Com sede em Marselha, a CMA CGM é o terceiro maior grupo de transporte de contêineres do mundo, com faturamento global em 2007 de US$ 11,8 bilhões, o que representa um crescimento de 40% na comparação com 2006. O lucro líquido chegou a US$ 966 milhões, com progressão de 58% em relação ao ano anterior. No Brasil, a armadora opera com uma frota de 23 navios em 11 serviços e linhas de longo curso, que ligam o Brasil à América Central, Caribe, Europa, Ásia, África e América do Norte.