Cerca de 15% dos caminhões comercializados pela montadora já integram pacotes de serviços
Para deixar os caminhões sempre rodando em perfeitas condições e contribuindo para com a rentabilidade das transportadoras, a Scania oferece aos seus clientes o Contrato de Reparo e Manutenção (R&M), que faz parte do portfólio de serviços disponíveis em todas as concessionárias da marca espalhadas pelo país.
Atualmente, das vendas realizadas pela montadora cerca de 15% integra algum tipo de contrato de serviço, opção importante quando se trata de caminhão – cuja frota nacional já soma aproximadamente 1,6 milhão de veículos. Um equipamento sem a conservação necessária significa maior probabilidade de quebras, sem contar o aumento da emissão de poluentes. Por isso, os serviços contratados da fábrica têm despertado interesse pelas empresas de transporte, até porque evitam a destinação de investimentos em ativos – hoje, o R&M da Scania já representa 2,38% das vendas, enquanto o serviço de Manutenção Preventiva soma 12,07%.
“Se o caminhão estiver em ordem, ele roda mais. Se roda mais, o cliente fatura mais. E se ele fatura mais, terá condições de pagar o contrato. O serviço vale a pena, ainda mais sabendo que a manutenção representa apenas 10% de todos os custos operacionais de um caminhão”, afirma Elmer John Hartman Jr., coordenador da área de manutenção da Scania do Brasil. O R&M permite que o cliente pague um valor fixo por quilômetro rodado, cobrindo todas as despesas de reparos durante a vigência do contrato
Os valores do contrato são definidos de acordo com alguns critérios, como a aplicação do caminhão, o tipo de carga transportada, o ambiente em que é utilizado no dia-a-dia e o perfil de condução do veículo. Outra vantagem do R&M é que ele representa uma economia de 15% nos custos de manutenção do veículo em comparação aos mesmos serviços executados fora do contrato.