Em parceria com a NDDigital, a transportadora investe no desenvolvimento do conhecimento de transporte eletrônico
A Binotto realizou parceria com a NDDigital – empresa especializada em tecnologia para emissão de Nota Fiscal Eletrônica – para desenvolver o CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas) no formato eletrônico ou no denominado CT-e. Os primeiros ensaios ocorreram no segundo semestre do ano passado, mas só em fevereiro passado foi desenvolvido o layout de integração entre os sistemas da transportadora e da NDD.
O CT-e é um documento digital, para fins fiscais, emitido e armazenado eletronicamente com o intuito de documentar as prestações de serviços de transporte de cargas. A validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso do documento eletrônico, por parte da Receita.
O projeto piloto, iniciado em fevereiro de 2008, integra inicialmente os estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Os testes de validação foram concluídos em abril passado e as simulações entre a Binotto e a NDD – que possui um ambiente de validação equivalente ao das secretarias estaduais – foram iniciadas em meados de junho último. Na primeira semana de julho começam as simulações com a secretaria do Rio Grande do Sul e posteriormente será selecionada uma filial da transportadora no Estado de São Paulo, para validar todo o sistema bem como o treinamento, a elaboração de material de apoio e de avaliação de desempenho de comunicação dos sistemas com as secretarias estaduais.
O objetivo da transportadora é a substituição dos documentos em papel (formulários de CTRC no rodoviário), para reduzir os custos de emissão e de arquivamento de documentos, além de obter a validação imediata de inconsistências fiscais, envio do CT-e para o cliente, possibilitando a importação dos dados para sistemas de gestão, agilidade na apuração e no recolhimento de impostos entre outros. “O conhecimento de Transporte Eletrônico terá modelo único de documento para uso em todos os modais”, comenta Jorge Eduardo Grando, responsável pela Informática na Binotto.
Para implantar o sistema NDD, a Binotto adquiriu um servidor exclusivo Dell PowerEdge Xeon Quadcore e 4 Gb e Windows 2003 server. A empresa não revela a economia que terá em reais e nem quanto investiu nos equipamentos e software.