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Mercado ferroviário tem novo player

Por Redação em 23 de junho de 2008 às 15h39 (atualizado em 20/04/2011 às 12h15)

Sofersa surge de parceria entre o Grupo Sotreq e a EIF

O Grupo Sotreq concluiu as negociações junto aos empresários Carlos Braconi e João Gemma – proprietários da Engenharia e Investimentos Ferroviários (EIF) –, instalada em Campinas (SP), e criou em parceria, no último mês de maio, uma nova empresa voltada ao mercado ferroviário. Denominada Sofersa, a companhia integra o conglomerado que atualmente representa marcas como Caterpillar, Hyster, Perkins, O&K, MaK e Tennant.

Segundo o diretor do Grupo Sotreq, Jorge Delaura Meyer Neto, operadores, indústrias, mineradoras, portos e distribuidores que movimentam cargas por ferrovia no Brasil têm, agora, uma nova alternativa para a aquisição de locomotivas.

Com a formação da Sofersa, o objetivo é oferecer ao mercado de locomotivas do país uma nova e estratégica opção, visto que a empresa está preparada financeiramente para investir em tecnologias e produtos que correspondam aos elevados níveis de exigência em termos de qualidade, confiabilidade e economia de custos.

Algumas iniciativas estão em desenvolvimento. O diretor comercial da Sofersa, Carlos Braconi, divulga que, já no próximo mês de setembro, a empresa concluirá a montagem de sua oficina de reparos em Campinas. O quadro de funcionários e o investimento no local não foram revelados.

Atuação

Há oito anos operando no segmento ferroviário por meio da EIF, os  agora sócios da Sofersa, Carlos Braconi e João Gemma, agregam à sociedade a experiência na comercialização de locomotivas diesel-elétricas novas, alugadas e usadas, além de peças, componentes de reposição e serviços – manutenção, treinamento, importação e adaptação de bitola.

A nova empresa está capacitada também para desenvolver alternativas no Brasil, aproveitando-se do conhecimento da Sotreq em processos de aluguel, PBTH (Power By The Hour) e remanufatura de equipamentos pesados. Braconi, afirma que a companhia irá viabilizar a oferta do projeto HP/Hora, com locomotivas fabricadas na Ásia ou usadas acima de 3.000 HP, provenientes do mercado norte-americano.

O HP/Hora possibilita à empresa-cliente aumentar sua frota de locomotivas pagando apenas pelas horas disponíveis das máquinas, gerando economia nos custos de manutenção. O diretor de operações da Sofersa, João Gemma, explica a opção. “Escolhendo essa modalidade, o cliente evita investimentos vultosos que podem influenciar na liquidez e valorização das suas ações, suprindo sua necessidade de tração na forma de custeio”, diz.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Mercados da Sofersa, Paulo Leite Júnior, o plano de ação da empresa, em curto prazo, contempla ainda a produção de truques, cabines e capotas no Brasil e, em prazo maior, a montagem de locomotivas diesel-elétrica. Neste princípio, a companhia está produzindo locomotivas de manobra, com 1.000 HP de potência bruta e 100 toneladas de peso. O diretor que representa a Sotreq na nova empresa, José Ricardo Cordeiro, conta que a partir do know how da Sotreq outro serviço que será aperfeiçoado e oferecido é o de contrato de manutenção, customizado segundo as necessidades específicas de cada cliente, bem como a revitalização de máquinas em final de vida útil.

www.sofersa.com.br

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