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Unipac fecha contrato com a Volvo

Por Redação em 27 de fevereiro de 2004 às 16h36 (atualizado em 04/05/2011 às 12h53)

A Unipac fortalece parceria com a Volvo e começa a fornecer os tanques de combustível para o seu mais recente lançamento: o "Volvo VM". Essa parceria marca dois acontecimentos importantes: o ingresso da Volvo no segmento de caminhões semi-pesados, e a consolidação da Unipac como a única empresa brasileira a produzir tanques plásticos de combustível para todas as montadoras de caminhões instaladas no Brasil.

Há dois anos, a Unipac já havia estabelecido uma parceria com a multinacional para produzir os tanques de combustível para chassis, utilizados nos ônibus urbanos da Volvo. Agora, vem fabricando também os tanques dos caminhões semipesados, em polietileno de alta densidade.

Além dos tanques plásticos para ônibus e caminhões, a Unipac ainda fornece para a Volvo, desde janeiro de 2003, os dutos de ar para o sistema de admissão e também para a climatização da cabine. Até o fechamento do contrato, as empresas passaram por um período de negociações, que se iniciaram em setembro de 2002 e envolveram uma concorrência global e testes funcionais.

As primeiras negociações para o fornecimento de tanques de polietileno para os caminhões da Volvo iniciaram há mais de uma década. Mas os primeiros sinais de efetivação do negócio tiveram início há dois anos e meio, quando a Unipac confeccionou os primeiros protótipos. A montadora investiu no projeto e a Unipac entrou com a tecnologia e o know-how, desenvolvendo desde o design até o conceito de montagem. O grupo Volvo é uma corporação focada em soluções de transportes para uso comercial, com forte presença nos mercados mundiais.

"O mercado de caminhões está mais competitivo e as montadoras estão buscando soluções alternativas", declara o responsável pela Divisão de Montadoras da Unipac, Marcos Ribeiro. "Os tanques de plástico podem ter a mesma aplicação e apresentam as mesmas características funcionais." A matéria-prima apresenta uma série de vantagens em relação a outros materiais, o que já foi comprovado pelo mercado, que hoje utiliza basicamente tanques plásticos. Além da eficiência técnica e do custo-benefício, o produto ganha também no aspecto visual, fator levado em consideração por alguns clientes no caso dos caminhões, uma vez que o tanque é montado no chassi do veículo e, portanto, fica exposto.






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