Transportadora expande região de atendimento e amplia a frota
A TDB Transporte, empresa sediada em São Paulo especializada na distribuição urbana de carga seca, investe na frota e reforça sua atuação, estando presente, também, no interior do estado de São Paulo. O gerente comercial da companhia, Thiago Menegon, explica que as iniciativas têm como meta prestar suporte ao projeto de crescimento para os próximos anos.
O executivo comenta que a operação no interior teve início no mês de fevereiro. Vale lembrar que a distribuição dos produtos é realizada por meio de transportadoras parcerias. “Nosso volume ainda é pequeno, por isso não há justificativa para investirmos em filiais”, resume. Menegon salienta que o trabalho da TDB é coletar os produtos e entregá-los na estrutura da transportadora parceira na cidade de São Paulo para, posteriormente, serem enviadas ao interior. O gerente calcula que 40 entregas são efetuadas por mês a diversas localidades do interior paulista.
Frota
Em outra iniciativa, a TDB investiu na ampliação e renovação de sua frota. Ao todo, a transportadora conta, agora, com 14 veículos próprios – 60% pequenos, 30% caminhões leves e 10% médios. “Vendemos quatro e compramos seis veículos”, diz. O gerente salienta que os três Iveco Daily e os três Marcedes-Benz 710 adquiridos já estão em operação. O valor do negócio, realizado por meio de financiamento, não foi revelado.
Os objetivos com as aquisições estão definidos. “Queremos reduzir o consumo de combustível e os gastos com manutenção”, frisa. Para Menegon, pelos próximos três anos a empresa não terá a necessidade de realizar manutenção nestes veículos. Quanto ao combustível, o gerente calcula uma economia de 20%. “Com a redução do consumo e a economia de manutenção praticamente pagamos estas aquisições”, salienta.
O investimento tem outra meta. Menegon reconhece que a compra foi necessária para que a frota da empresa se adequasse ao novo decreto que estabelece as medidas e motorizações dos veículos de cargas empregados nas entregas urbanas. A troca dos demais veículos não faz parte do planejamento. “Os caminhões maiores são utilizados para coletas e algumas entregas grandes que realizamos em supermercados. Eles não precisam seguir a nova lei”, lembra.
Apesar das iniciativas, a expectativa é chegar ao final de 2008 com faturamento similar ao obtido em 2007, R$ 6 milhões. “Manteremos a mesma expectativa, pois promovemos uma reformulação comercial e cortamos os clientes de baixa lucratividade”, revela.
A empresa
A TDB Transporte está sediada no município de São Paulo em uma área total de sete mil metros quadrados, sendo três mil metros quadrados destinados à armazenagem. Por mês, a empresa realizada cerca de 12 mil entregas. Por dia, 60 veículos, entre próprios e terceiros, são carregados na estrutura da empresa com produtos de 43 clientes.