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Célere entra no mercado de cosméticos com a Embelleze

Por Redação em 17 de março de 2008 às 16h05 (atualizado em 10/05/2011 às 14h40)

Operadora logística diversifica em 2008 com entrada em novos segmento e mercado

A Célere iniciou 2008 assinando um novo contrato de R$ 2,5 milhões, com a Embelleze, uma das maiores indústrias de produtos de beleza do país, que atua no mercado nacional há 38 anos. Com isso a operadora, especializada em intralogística, ingressa no disputado segmento de cosméticos do país. A empresa foi contratada para desenhar um modelo de logística interna no centro de distribuição de produtos acabados da nova cliente em Nova Iguaçu (RJ), a fim de aumentar a agilidade e a confiabilidade das operações. A prestação de serviços, que teve início no mês de fevereiro, marca ainda o início da atuação da operadora logística no mercado carioca.

A Embelleze fabrica, em sua planta localizada no mesmo município da Baixada Fluminense, cerca de mil SKUs para cabelos, em uma linha composta por cremes de tratamento, colorações, xampus e produtos de transformação capilar. “Construímos uma operação combinando tecnologia, processos e pessoas”, afirma Miriam Korn, diretora-geral da Célere. A previsão da executiva é da expedição mensal de um milhão de itens, em um centro que atende às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul – as regiões Norte e Nordeste são atendidas pelo CD localizado na cidade de João Pessoa.

A Célere passou a ser responsável por toda a operação do CD, ou seja, controle e separação de material, recebimento fiscal, almoxarifado de insumos, controle de estoque, emissão de notas fiscais e expedição de produtos acabados. Para o novo cliente, a empresa contratou uma equipe de 62 funcionários e realizou investimentos em tecnologia, o principal deles a implantação do WMS Saga, desenvolvido pela softwarehouse S&A, além de coletores de dados.

A nova operação exigiu também investimento na estrutura de armazenagem, com a aquisição de seis mil posições-palete e 850 posições de flow-rack, as últimas destinadas ao primeiro nível, onde é executada a operação de picking – entre soluções de informática e de estocagem, segundo Miriam, o total investido pela operadora logística no novo contrato ficou na casa de R$ 1,2 milhão. A operação na Embelleze exigiu ainda a locação de equipamentos para movimentação de cargas, em um total de 11 máquinas, divididas entre empilhadeiras elétricas, retráteis e transpaleteiras.

Nova estrutura

“Executamos um projeto todo novo de armazenagem: a estrutura anterior foi totalmente substituída e redimensionamos o layout do CD, em seus corredores e na disposição das novas soluções”, explica Miriam. “Com base não apenas nos itens de maior rotatividade, mas também nos itens com uma unitização mais forte e naqueles distribuídos em paletes fechados, construímos um cenário para então realizar a parametrização do WMS, o que nos deu a oportunidade de sair do zero a fim de garantir uma maior agilidade na operação.”

Segundo a executiva, a operação na Embelleze tem como característica especial o fato de os pedidos serem muito diversificados, englobando desde carretas com cargas fechadas até caixinhas, em um unit picking muito acentuado em virtude do atendimento ao varejo. “Existe um fracionamento grande, que exige um controle de expedição muito forte”, explica ela.

A expectativa da Embelleze é de que a Célere garanta maior produtividade e agilidade à operação. “Escolhemos uma empresa que possa suportar o crescimento que estamos prevendo para os próximos anos. Com a sua experiência focada em logística interna, acreditamos em ganhos consideráveis no modelo de gestão em implantação em nosso parque industrial”, avalia Cláudio Serpa, diretor de Logística e Suprimentos da Embelleze.

Em relação à entrada da operadora logística no novo mercado, a aposta da Célere tem como base o crescimento do setor nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento vem demonstrando um sensível aumento desde 2001, saltando de R$ 8,3 bilhões de faturamento da indústria (preço fábrica sem impostos) para R$ 19,6 bilhões em 2007, um crescimento de 137%. “O setor de cosméticos é um segmento-alvo para a Célere, pois o Brasil é o terceiro mercado mundial, com números que chamam a atenção pela grande expansão”, completa Miriam Korn.

www.celerelog.com.br

www.embelleze.com

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