Novo centro de distribuição é voltado para empresas alimentícias
A transportadora Monteiro de Barros inaugura este mês de fevereiro um centro de distribuição na cidade de Contagem (MG) direcionado principalmente a clientes do segmento alimentício. O atual CD no município, com quatro mil metros quadrados e cujas operações tiveram início em janeiro do ano passado, será desativado – a empresa possui ainda uma unidade em sua matriz na cidade de Juiz de Fora (MG), com um armazém de três mil metros quadrados, também direcionado às operações com alimentos.
O novo centro de distribuição conta com área coberta de 14,6 mil metros quadrados e 16,1 mil metros quadrados de pátio, em uma área total de 38 mil metros quadrados. A mudança para um novo espaço tem como objetivo não somente cobrir o aumento dos volumes movimentados pela Monteiro de Barros para dois de seus principais clientes do segmento alimentício, mas também permitir a expansão das atividades em outros setores, já que as novas instalações têm uma melhor estrutura, com piso concretado de alta resistência polido e nivelado a laser (o galpão antigo possui piso asfáltico), pé direito de 12 metros – no antigo CD, eram dez metros – e uma área administrativa de dois mil metros quadrados.
Segundo Carlos Frederico Monteiro, diretor da transportadora, não houve a necessidade de executar a reforma do novo CD, pois ele era ocupado anteriormente por uma operadora logística. O novo espaço tem 18 docas para carga e descarga (contra quatro no CD antigo) e será destinado às operações de armazenagem, paletização e distribuição, inicialmente apenas para o estado de Minas Gerais, para esses dois clientes.
Cerca de 90% dos produtos armazenados irão utilizar o sistema de blocagem e toda a estrutura de armazenagem presente no atual CD, incluindo os porta-paletes e a câmara frigorífica (cujas dimensões serão duplicadas), que será transferida para as novas instalações, além da aquisição de cerca de três mil paletes especiais para a armazenagem de farinha de trigo. O gerenciamento das operações de transporte e armazenagem estará a cargo de soluções recém-adquiridas da softwarehouse S&A.
Ampliação para Sadia
Prestadora de serviços de transbordo e distribuição para a Sadia na região da Zona da Mata mineira, a partir de sua matriz em Juiz de Fora, a Monteiro de Barros expandiu as operações no dia primeiro de janeiro para a filial do cliente em Belo Horizonte, mas exclusivamente para a distribuição de alimentos.
“Estamos assumindo metade das operações da Sadia na capital mineira, com uma frota dedicada de 15 caminhões adquiridos da antiga transportadora que prestava serviços para a empresa; mais seis caminhões fornecidos pela Volkswagen estão em negociação para também atender exclusivamente à Sadia”, explica Monteiro. Todos os caminhões serão adequados às exigências do cliente, contando com compartimento tanto para itens congelados quanto resfriados, estrutura de prateleiras/pisos de alumínio e sistema de monitoramento de temperatura.